05/03/2010

Roubou 16 igrejas de Lisboa em três meses

In Diário de Notícias (5/3/2010)
por ISALTINA PADRÃO

«Homem furtou 23 peças de arte sacra. Basílica da Estrela entre os templos atingidos.

Nos últimos três meses um único indivíduo roubou pelo menos 23 peças de arte sacra em 16 igrejas de Lisboa. Os furtos foram todos praticados em plena luz do dia, e alguns em igrejas emblemáticas da cidade. O último foi realizado ontem de manhã na Igreja de São Paulo, tendo o larápio, de 40 anos, sido detido pela PJ a posteriori.

Às garras deste sujeito não escaparam peças expostas na Basílica da Estrela, na Igreja da Encarnação; na de São João de Brito; na da Graça; na de São Mamede ou na Igreja Matriz de Vila Franca de Xira. Esta é apenas uma amostra dos 16 espaços de culto agora assaltados e que, segundo a Polícia Judiciária (PJ), não têm medidas de segurança adequadas para impedir este tipo de furto (ver caixa).

Sem adiantar se os roubos de arte sacra têm aumentado, ao DN, o coordenador da secção de obras de arte da PJ, João Oliveira, disse que este é "um caso de grande importância pelo número de furtos praticados por um só indivíduo, num curto período de tempo e em que quase todas as peças já foram recuperadas". Ou seja: 22 das 23 referenciadas como tendo sido furtadas de Dezembro a 3 de Março.

Foi nas mãos de vários comerciantes que a PJ foi encontrar as referidas peças, tendo dois indivíduos suspeitos da prática do crime de receptação sido constituídos arguidos. O autor dos furtos é um indivíduo sem paradeiro certo e cuja única fonte de rendimento resulta da venda destes artigos. "Ele faz do roubo o seu métier e já esteve preso várias vezes pela prática deste crime", disse João Oliveira. O homem saiu da cadeia em Outubro e em Dezembro voltou a roubar»

Sem comentários: