19/03/2010

Tiro em Monsanto. O retrocesso, vamos deixar?


Solos contaminados pelo chumbo, ruído irritante e constante , agressão a quem passeia, contradição com o que se ensina, desrespeito pelos outros e pela natureza. Vai deixar que isto continue? Parece que a CML quer.
Assine,diga não ao tiro em Monsanto.
Obrigado. A cidade agradece.

16 comentários:

Xico disse...

Os solos contaminados pelos chumbo acabam por não prejudicar, já que não há agricultura em Monsanto.
Quanto ao ruido, tambem não me parece que seja um problema uma vez que não é uma zona habitacional.

Tanto drama para nada, é assim que depois se perde a credibilidade para assuntos realmente graves.

A.lourenço disse...

o chumbo, para alem dos solos,como já foi várias vezes demonstrado aqui, contamina também por exemplo os lençóis de água.
O ruido é intenso e constante, ouve-se praticamente em toda a zona norte de Monsanto incluindo s.domingos de Benfica e bairro do calhau.
Para além disso basta uma pessoa a atirar para incomodar os visitantes do parque em geral e as pessoas que trabalham no espaço Monsanto ou o visitam.Ouve-se nos Parques da Serafina e Calhau.Torna praticamente impraticável passear nos caminhos circundantes que são bem bonitos.Ouve-se na parte vedada do parque que deveria ser ainda mais protegida.
´É incoerente porque põe em causa todo trabalho dos técnicos do PFM, que ali ao lado trabalham diáriamente e viola todas as regras do parque Florestal e Monsanto que é uma zona protegida.É a sua principal fonte de poluição. Contradiz tudo aquilo que a CML diz querer para Monsanto.Funciona neste momento ilegalmente e sem qualquer regra de segurança para os outros utentes do Parque..Se existe algum problema este é sem dúvida o principal. Porque sem este resolvido não há moralidade para fazer mais nada e os exemplos devem vir de cima.Não neste País ,claro em que se mente descaradamente.Este assunto deveria ser uma questão de principio, mas como também há poucos princípios...
Cumprimentos.

Xico disse...

Lençóis de água esses que vão todos dar ao rio Tejo e não servem para consumo de ninguem.

Essa do ruido é dramatica. Quer dizer numa cidade que é só barulhos, seja de aviões, carros, ambulancias, policia, bombeiros, etc.. são os tiros que vão afectar alguem? Assim proibam tambem fogo de artificio e foguetes!!!!

E que trabalhos ficam postos em causa devido aos tiros? Os guardas florestais apenas servem para vigiar possiveis focos de incêndio e que eu saiba nunca houve nenhum.

A.lourenço disse...

Caro chico das duas uma, ou fala do que desconhece ou do que conhece, e o seu intuito é apenas causar confusão.O contraditório é essenssial a este blog mas isso não é nada,é falar por falar, por aqui ficamos.Tenho mais que fazer.

mig disse...

Xico mais valia estares calado, são disparates gritantes uns atrás dos outros

Xico disse...

A. Lourenço:
O que é que é um disparate? Alguem consome a água das ribeiras subterraneas? Hão de me dizer em que sitios da Ajuda/Belem/Restelo há população a beber água de furos e poços!!!! Um tiro nem um segundo dura, barulho intenso?!!!!!!!!!! Ainda por cima em espaço aberto?!!! Muito mais intenso é o barulho dos aviões e ambulancias, etc. Quanto aos incómodos, há de haver sempre gente incomodada com isto com aquilo, quem está mal muda-se.
Que trabalho dos tecnicos do parque é esse que fica inviabilizado devido ao barulho dos tiros? E só o barulho dos tiros afecta esses trabalhadores? O barulho dos passarinhos já não? e o barulho dos ramos a abanar com o vento? Nem dos aviões?!!
Eu tenho conhecimento que não há problema com os cursos subterraneos de água, já com os tecnicos do parque gostava de saber em quê que o trabalho fica afectado!
Confusão causa você a dramatizar algo que não é drama nenhum.
Mais barulho houve a população do Bairro do Calhau com a radial de Benfica e com a liha de Sintra do que com tiros! Eu moro em S. Domingos e nunca ouvi barulho de tiros vindo de Monsanto. Mais depressa sinto o mau cheiro do Jardim Zoologico e das fabricas a sul do Tejo quando o vento está de Sul.

Xico disse...

Mig conheces-me dalgum lado para me estares a tratar por tu? E o que já produziste para esta conversa? Nada?!! Então cala-te tu e volta lá para o sitio donde vieste!

Anónimo disse...

xico, antes disparatar mais vale estudar um pouco sobre metais pesados e alimentação. isso estuda-se na escola...

Xico disse...

Agora como não há argumentos desconversa-se!!!!

A maioria dos canos e torneiras que há em Lisboa são de chumbo. A maioria das pessoas bebe agua que andou nesses canos, e agora vamo-nos preocupar com meia duzia de balas em água livres e correntes que ninguem consome! Boa sempre a aprender.

Anónimo disse...

"A maioria dos canos e torneiras que há em Lisboa são de chumbo". você não percebe patavina do que diz. não estará a confundir chumbo com ferro?? chumbo é do tempo da antiga roma.

Anónimo disse...

e mais, primeiro não são meia dúzia de balas mas sim milhares ou milhões. depois o chumbo vai parar algum sitio (cadeia alimentar) e o problema não é isto mas sim o acumulado.

Xico disse...

Não estou a confundir nada. Há canos de chumbo sim senhor nos dias de hoje em Lisboa.

Faça uma analise à agua e veja onde encontra maior quantidade de chumbo, na água da Epal que anda em canos de chumbo ou nos lençois freáticos.

Peixe com chumbo está você farto de comer, ou acha que a maioria do peixe que come é nacional? É importado do terceiro-mundo de zonas altamente poluidas. E quando vai à marisqueira pagar um balurdia por ameijoas, fique a saber que foram apanhadas por pescaores do Tejo e estão cheias de metais pesados das fabricas da cintura industrial de Lisboa tanto a norte como a sul do Tejo.

Anónimo disse...

-pode haver canos de chumbo mas são minoria e a tendencia é para acabarem e os valores estão dentro da legislação (<VMA).

-a maioria do peixe que como não é importado de paises do 3 mundo porque como peixe fresco e não congelado

-as ameijoas que são apanhadas no tejo vão muitas vezes para restaurantes locais (ex trafaria). no entanto dificilmente se comerá um bivalve que não esteja contaminado noutros restaurantes.

- é precisamente por não se controlar os alimentos já contaminados e dificilmente remediar os locais contaminados, que se vá admitir mais focos nos dias de hoje, até porque o chumbo é bioacumulavel.

por ultimo, nao sou contra o campo de tiro em monsanto desde que tomem medidas relativamente a essa problemática do chumbo. já temos tantos solos contaminados, impermeabilizados, erodidos...mais um é sempre mau

Xico disse...

Primeiro não havia canos de chumbo, agora já há alguns. Daqui a bocado passa a haver muitos...

Come peixe fresco todos os dias? Das duas uma, ou é pescador ou é rico! Todos os dia come sardinhas, carapaus e fanecas? Não acredito! Até porque há a epoca de reprodução de especies em que é proibida a pesca. E nas épocas de tempestade durante vários dias os barcos não saem para o mar/rio.


Aqui estão a pedir que acabe o campo de tiro não estão a pedir que se impermeabilize os solos. Parece que os tiros são ouvidos de Belem a S. Domingos de Benfica!!! Como se alguem acreditasse nisto.

Xico disse...

Primeiro as ameijoas poluidas só são consumidas na Trafaria, logo a seguir TODOS os bivalves estão combinados!!! Que paródia estas descrições!!!! Só coerência!

Xico disse...

*contaminados.