26/07/2010

BAIRRO ALTO

Lojas fechadas mais cedo sem aviso

por CARLOS DIOGO SANTOSHoje

Estabelecimentos têm licença para estar abertos até às 02.00, mas agentes dizem autuar a partir das 00.00.

A ordem chegou sem aviso e para espanto dos donos de lojas de conveniência no Bairro Alto. A partir da meia-noite tinham de fechar - duas horas antes do horário estipulado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML). Na sexta-feira, agentes da Polícia Municipal distribuíram um documento aos lojistas, ordenando o encerramento imediato.

O papel, assinado pelo director do Departamento de Urbanismo Comercial, Pedro Milheradas, avança que só os estabelecimentos devidamente licenciados, como "restauração e/ou bebidas", podem estar abertos para além das 00.00. A medida está a revoltar os comerciantes.

"Quando me foi emitida a licença, falei com uma jurista da Câmara, que me disse que, apesar de estarmos licenciados como loja de conveniência, pertencíamos ao grupo 1, ou seja, ao grupo dos bares", disse Carlos Garcia, proprietário de uma das lojas obrigadas a encerrar na sexta-feira.

No documento entregue aos comerciantes pode ler-se que o notificado deverá "proceder à cessação da laboração até às 24 horas (...) independentemente do mapa de horário de funcionamento que tenha sido emitido" (ver caixa).

André Gomes, comandante da Polícia Municipal, garantiu em declarações ao DN que "os proprietários só poderão ser coimados no caso de haver uma actividade ilegal". O responsável explicou também que "no caso de existir alguma má interpretação por parte dos agentes, está pronto para corrigir todas as situações caso a caso."

Todos os fins-de-semana o Bairro Alto enche-se de jovens, mas só perto da meia-noite se começam a ver as primeiras multidões. Aquelas que poderiam comprar alguma coisa neste tipo de lojas. Sheyla Lima, proprietária de uma loja de conveniência na Rua da Atalaia, diz não compreender a mudança de horários nem a forma como fora anunciada. "Chegaram aqui de um momento para o outro e disseram que a minha loja estava fechada. Eu pago 800 euros de renda e agora vou ter de fechar nas horas em que faço mais dinheiro?", pergunta a responsável salientando que também ela tem "uma licença emitida pela CML".

Os proprietários dos estabelecimentos queixam-se ainda de uma abordagem agressiva por parte dos agentes no local. Carlos Garcia refere que "um dos agentes ameaçou [multá-lo] caso continuasse aberto até às 02.00". Diz ter ficado surpreendido com o desconhecimento dos agentes. "Eles disseram-me que não sabiam responder [às questões] e que só estavam a cumprir ordens."

DN

9 comentários:

Anónimo disse...

As lojas de conveniência têm de fechar, mas o que faz barulho e realmente incomoda os moradores e mantém as pessoas por lá até de manhã pode continuar aberto.

Se isto não é a república das bananas, o que será???

Xico205 disse...

Que estupidez!

Anónimo disse...

Claro que quem nunca passeou de noite numa cidade como Madrid, Paris, Berlim, Londres, só pode achar que as lojas de conveniência devem fechar cedinho.

Anónimo disse...

O "Botelhão" não interessa a ninguém, não interessa aos moradores fartos do barulho, não interessa aos donos dos bares que perdem dinheiro, não interessa aos clientes dos bares que sofrem por tabela - interessa apenas aos "bebâdos" que bebem pelo efeito do alcool e não pela descontração e convívio... e claro aos tipos das lojas de "conveniência".

f.

Anónimo disse...

O "Botelhão" não interessa a ninguém, não interessa aos moradores fartos do barulho, não interessa aos donos dos bares que perdem dinheiro, não interessa aos clientes dos bares que sofrem por tabela - interessa apenas aos "bebâdos" que bebem pelo efeito do alcool e não pela descontração e convívio... e claro aos tipos das lojas de "conveniência".

f.

Xico205 disse...

Então interessa a muita gente. Os chulos dos bares é que não interessam.

Maxwell disse...

Mais uma estratégia para matar os resquicios de vida nocturna da cidade. Que delicia viver no pais dos tacanhos. -.-'

Anónimo disse...

lojas de conveniencia? conheço algumas, fraquinhas, mas não no BA.
Aí só conheço bares e cervejas. todos a fazer barulho, muito barulho. os infelizes dos moradores não podem sossegar.
de novo as comparações com o estrangeiro são ilegítimas porque comparam o que não é comparável.
alguem em maersterdão se atreveria a fzer 1/3 do que fazem no BA? vinha a polícia e tinham a vida feita de outro modo e de imediato.

Anónimo disse...

Eu acho péssimo que as Lojas fechem pelas 13h. E depois admiram-se que as pessoas prefiram os Centros Comerciais.