08/12/2011

Autocarro eléctrico no Natal da Baixa



Um autocarro eléctrico vai circular na Baixa de Lisboa, com acesso gratuito, a partir de sábado e até 24 de Dezembro. A iniciativa camarária servirá para "promover as compras na zona e quebrar aquela ideia de que é difícil vir à Baixa", disse o presidente do município, António Costa, citado pela Lusa. Ainda segundo o autarca, a iniciativa funcionará como uma montra de demonstração da indústria nacional e daquilo de inovador que está a fazer". O autocarro vai fazer a ligação entre os parques de estacionamento e estações do metropolitano na Baixa. O transporte estará disponível diariamente entre as 10h e as 21h.

in Público
--------------------------------------------------------------------------------

A partir de dia 24 a Baixa vai poder contar com um autocarro eléctrico para aumentar a circulação e as compras natalícias LX Trenó 100% eléctrico. Um autocarro gratuito em Lisboa
07/12/2011 | 19:38 | Dinheiro Vivo

Um autocarro elétrico vai circular gratuitamente na Baixa a partir de sábado e até dia 24, uma iniciativa da Câmara de Lisboa para incentivar o comércio tradicional no "melhor sítio do país para fazer compras", anunciou o presidente do município.

O autocarro vai garantir a ligação gratuita entre parques de estacionamento e estações de Metro na Baixa de Lisboa, utilizando as paragens dos autocarros da Carris. O transporte estará disponível diariamente até 24 de dezembro, entre as 10h00 e as 21h00.

O "LX Trenó 100% Elétrico" vai circular entre a Praça do Comércio, Rua da Prata, Praça da Figueira, Rua da Betesga, Poço do Borratém, Martim Moniz, Rua D. Duarte, Praça da Figueira, Rua da Betesga, Rossio, Rua do Ouro e Praça do Comércio.

O presidente da autarquia da capital, António Costa, afirmou que o objetivo é "promover as compras na Baixa e quebrar aquela ideia de que é difícil vir à Baixa".

Segundo o autarca socialista, a Baixa da cidade "é um sítio onde é mais fácil vir fazer compras, porque tem os melhores transportes públicos e uma boa rede de parques de estacionamento".

Por outro lado, com esta iniciativa, Lisboa funciona como "uma montra de demonstração da indústria nacional e daquilo de inovador que está a fazer", afirmou António Costa.

O autocarro, produzido pela Salvador Caetano, é "100% elétrico, 100% não poluidor, sem emissões de CO2 e que é um excelente exemplo do que deve ser a Baixa no futuro: um sítio agradável, sem poluição, com boa qualidade do ar e que seja o melhor sítio do país para as pessoas virem fazer compras".

O responsável da empresa, Jorge Pinto, afirmou que o transporte ainda está em fase de testes e garantiu que "o objetivo é claramente expandir o negócio" ao país, mas apostando também numa "componente de exportação muito forte".

6 comentários:

Anónimo disse...

O metro tem saída para o Terreiro do Paço, Rossio, Praça da Figueira, Restauradores e Rua do Crucifixo. Ao metro juntam-se vários autocarros. Há também parque de estacionamento subterrâneo na Praça da Figueira, Restauradores, Praça do Município, Largo do Carmo e Camões. Ou seja, transportes não são desculpa, por isso este autocarro especial pode ser engraçado mas desnecessário.

O problema da Baixa não é mobilidade/transportes (até porque é uma zona plana com ruas largas que convidaríam a passeios) mas sim falta de lojas e de espaços públicos apelativos. Com ou sem autocarro de Natal, a Baixa não convida às compras, ao contrário do Chiado.

CarlosMatos disse...

Sempre o eterno problema dos automóveis. Eu propunha aos políticos (autarcas) para esquecerem que existem automóveis, é preocupação a mais para as suas cabecinhas. Já agora deixo um pergunta: Como fizeram as 500 mil pessoas que estiveram nas manifestações recentes no centro de Lisboa? Onde meteram a carapaça?

Xico205 disse...

Na primeira parte da noticia dizem que o autocarro circula de Sábado até dia 24, na segunda parte da noticia já é a partir de dia 24 que o autocarro circula!!! vá-se lá perceber esta gente, e ainda acham que são mentalmente normais...

BRUXA disse...

Mas que "generoso" está o Costa & Co.!
Para os idosos que nao podem sair de casa e ir dar um passeio, nao poe ele este tipo de transporte "gratuito". Isso sim é que era um bom gesto natalicio!

Xico205 disse...

Ainda não perceberam que o autocarro existe porque a Caetanobus o "empresta" para promover a sua nova construção?

Não parece mais que óbvio!

Óbvio que a Caetano o quer no centro duma cidade em vez de qualquer bairro residencial atrás do sol posto.

Xico205 disse...

O António Costa não é generoso coisa nenhuma, é mas é um oportunista que foi contactado pela Caetanobus a pedir licença para poder pôr a circular este autocarro na Baixa de Lisboa durante um determinado tempo pagando a Caetanobus todos os custos operacionais; e o António Costa agora vem pavonear-se como se fosse um benemérito quando a unica coisa que fez foi autorizar o pedido que foi feito à Câmara de Lisboa.