29/12/2011

Um outro tipo de Reabilitação Urbana ... por António Sérgio Rosa de Carvalho


Andamos de tal forma atordoados com o turbilhão de alarmantes notícias à volta do desastre Patrimonial que está a tomar lugar nas Avenidas ... que não reparamos ... nestes dois exemplos de Reabilitação Urbana na Mouraria que finalmente, depois de vários anos de um lento e penoso "arrastamento"... foram concluídos.( mesmo ao lado da Igreja ).
Aliás, isto não é de estranhar ... pois se este "bloco" já anda em obras desde o tempo de Sampaio quando se iniciaram as intervenções... e as obras se têm arrastado por diversos mandatos posteriores ... nunca se fez tão pouco, como no presente, neste tipo de Reabilitação Urbana desenvolvida pelas Unidades de Projecto e Gabinetes Locais.
E ... no entanto, apesar da quase inexistência de uma Cultura e de Arquitectos de Restauro em Portugal, estas intervenções têm sido o mais correcto e o mais aproximado de um Restauro, que se tem feito em Lisboa ( e em Portugal : Guimarães / Porto Barredo-Ribeira ).
Mas ... Manuel Salgado tem demonstrado um grande desinteresse por este tipo de Reabilitação ... e tem desenvolvido uma "outra" Reabilitação, com grande desprezo pelo Património ... cujos resultados já são vísiveis nas Avenidas ... e no prestígio e imagem deste Executivo.
Como anda António Costa ... mal aconselhado ...












Assim se descrevia na época ( 1998 ) o P.I.C. Projecto Integrado do Castelo e filosofia de Reabilitação Urbana que o assistia e sustentava...

"O Projecto Integrado do Castelo constitui uma Operação Piloto de Valorização Sócio-Cultural e Turística, promovida pela CML através do Direcção Municipal de Reabilitação Urbana. O seu âmbito de intervenção é muito abrangente e diversificado: começa pelas pessoas (residentes e turistas) vai até ás infra-estruturas em subsolo (rede de águas, gás, electricidade, telefones, TV-Cabo), passa pela reabilitação dos edifícios mantendo as técnicas construtivas originais, recuperando os seus elementos característicos e introduzindo melhores condições de habitabilidade, nomeadamente sanitárias (insolação, ventilação e casas de banho),até às pinturas exteriores feitas com pigmentos naturais sobre rebocos de cal. Passa ainda pelo desenvolvimento do comércio de carácter diário ou de índole turística e pela oferta de equipamento de qualidade relativo a Lisboa e à sua história.(...)"

"As intervenções no edificado são reduzidas ao mínimo e procuram assegurar a estabilidade e durabilidade das construções, garantindo condições de habitabilidade e salubridade, respeitando a traça original e eliminando elementos que a adulterem, e são realizadas segundo as técnicas e os materiais originais.
Este tipo de reabilitação reduz o desperdício de materiais, recupera tecnicas tradicionais de construção que recorrem a materiais naturais e à conservação passiva de energia (calor e frio), permitem uma mais forte incorporação de mão-de-obra e recorrem a mais de mil postos de trabalho que reduzem o desemprego local, procurando ir ao encontro de preocupações ecológicas e sociais, de poupança de energia e de sustentabilidade."


P.I.C. Projecto Integrado do Castelo.








4 comentários:

Anónimo disse...

Um bom exemplo a ser seguido.
Mas um "lol" aos fios que continuam a "enfeitar" as fachadas...

Xico205 disse...

Faça os posts mais pequeno, porque é uma seca ter que passar com a rodela do rato para baixo e o post nunca mais acaba!

Anónimo disse...

ISTO SIM, É DAR VIDA A UMA CIDADE!

Muito bem!

Anónimo disse...

Se calhar foi passar o ano novo para Amsterdam e não vê os comentários, por isso não os publica. Se for o caso, seja bondoso e deixe-se ficar por aí.