12/12/2011

Indústrias criativas querem Lisboa como "capital cultural"

In Diário de Notícias (11/12/2011)
por Lusa

«A plataforma de indústrias criativas Induscria quer aproveitar a realização da Experimenta Design e da Trienal de Arquitetura, em 2013, para elevar Lisboa ao estatuto de uma "capital cultural".

A projeção das iniciativas destas duas mostras, em emissões vídeo em tempo real, para todo o mundo, é um dos projetos avançados pela Induscria. "Não queremos interferir com a programação [das iniciativas]. Queremos potenciar a divulgação a nível internacional e catapultar a cidade de Lisboa e a região como cultural e criativa", explicou à Lusa Luís Serpa, galerista, programador cultural e responsável da associação Induscria. Dos contactos com a Câmara Municipal de Lisboa houve bom acolhimento, mas falta uma resposta definitiva, notou o responsável, que indicou que, no início do ano, novas apresentações devem acontecer.

Com o Pátio da Galé no Terreiro do Paço em mente, Luís Serpa descreveu a criação de um auditório, a partir do qual se poderá transmitir em tempo real uma emissão vídeo contínua. Apresentações, concertos, entrevistas, espetáculos podem ser incluídos nesta "produção de conteúdos para ajudar na nova economia da cultura e os próprios eventos culturais". Provavelmente sob o patrocínio do Instituto Camões, que já é parceiro estratégico da plataforma, a Induscria também quer no início de 2012 intensificar o projeto dos itinerários e distritos culturais, que tem como experiência piloto a "Sétima Colina, a Romântica".

A área geográfica desta colina abrange desde o Cais do Sodré ao Marquês de Pombal, mas também São Bento e o Rato e atualmente a fase é de angariação de parceiros, como salas de espetáculo. No total estão delineados quatro itinerários: Aquarium - Oceanarium; Castelo - Baixa Chiado; Sétima Colina Romântica e Avenidas Novas. No mapa desenhado, existem sub-distritos que incluem áreas como as Descobertas, compras, religião, salas de espetáculo e antiguidades.»

Sem comentários: