22/12/2011

O impacto da presença de pessoas de elevados rendimentos numa cidade.

Em Zurique, na Suíça, vivem perto de 3000 pessoas com uma fortuna superior a 10 milhões de Francos suíços (cerca de 8 milhões de euros). Uma parte são suíços, mas outra parte substancial são estrangeiros que escolheram as margens do Lac Zurich para viver.

Para uma cidade, o impacto da presença de tais pessoas é enorme em termos económicos, e praticamente transversal em relação aos sectores económicos. São os restaurantes de luxo que estão cheios, são os alfaiates e boutiques que têm a agenda de encomendas preenchida, são os teatros e as óperas com bilhetes esgotados, são os stands de automóveis com listas de espera para os modelos mais caros. Tudo isto poderia parecer apenas “fait divers” não fosse o facto de criar emprego, não só nestes negócios, mas indirectamente em muitos outros com especial enfoque no sector imobiliário. Certamente que o restaurante, ao estar permanentemente cheio de pessoas de elevado rendimento, pode remunerar melhor os seus colaboradores. E estes adquirem em consequência maior capacidade económica que irão aplicar noutros pequenos e grandes negócios. Se os teatros estão cheios, são os artistas que usufruem economicamente com isso. Poderia invocar incontáveis benefícios para este impacto.

Se de repente, estas pessoas viessem viver para Lisboa, e necessitassem de adquirir um imóvel para habitação, qual acham que seria o impacto no parque habitacional lisboeta ?

O resultado seria que muitos dos imóveis de luxo – palacetes, moradias, pequenos edifícios – da cidade que neste momento estão abandonados ou não têm comprador, seriam escoados. Embora fosse previsível um efeito inflaccionista, o que não seria positivo, a entrada de capital no mercado, teria um impacto benéfico na economia da cidade. Iria criar emprego no sector da construção com a remodelação destes imóveis. Iria criar emprego ao nível do sector do mobiliário e decoração. E iria criar emprego no sector dos serviços especializados de apoio.

No fundo, aconteceria um efeito “pirâmide” que iria beneficiar toda a cidade directa ou indirectamente.

A grande questão prende-se com a capacidade de atracção que uma cidade ou pais tem. Em primeiro lugar poderão estar aspectos de natureza fiscal, mas estes aspectos não justificam por si só esta adesão, pois no caso em questão, outros cantões suíços, apresentam politicas fiscais mais atractivas. Um aspecto fundamental visa a qualidade de vida que uma cidade proporciona aos seus habitantes. Nos últimos anos surgiram vários rankings que classificam as cidades com base em diversos critérios. Estes rankings, ao contrário do que a maioria pensa não estão destinados aos habitantes da cidade, mas sim a quem, querendo ou tendo necessidade de se deslocalizar, deseja saber onde poderá encontrar um estilo de vida que corresponda ao que está habituado, ou supere.

Aqui entram os factores que neste momento criam a diferença. Em primeiro lugar a segurança. Depois o trânsito e o ambiente. E finalmente os meios culturais e educativos que uma cidade disponibiliza.

Em todos estes aspectos, Lisboa poderia melhorar e tornar-se mais atractiva. Se em relação à cultura e à educação, algo já foi feito, em relação ao trânsito, segurança e ambiente, há muito a fazer. E o “muito” não apresenta dificuldades de maior, haja vontade. E há ? Não me parece. Especialmente em relação ao trânsito. Todos nós conhecemos certamente uma rua em Lisboa que diariamente tem carros estacionados em segunda fila de manhã à noite, sem que nada seja feito. Todos nós sabemos que o eléctrico 28 é “habitado” diariamente por equipas de “amigos do alheio” sem que nada seja feito. Todos nós constatamos que a chamada “Recolha Selectiva de Lixo” provoca uma imundice permanente nas ruas, sem que nada seja alterado. Todos nós vemos as ruas com o chão cheio de papeis de publicidade e jornais gratuitos, sem que ninguém seja responsabilizado. Infelizmente parece que continuamos a preferir nivelar por baixo, em vez de exigir o melhor.

Se corrigissem estes problemas da cidade, para o que não é necessário nenhum orçamento rectificativo, apenas rectificar a vontade politica, certamente que Lisboa seria uma das cidades mais atractivas do mundo, para quem preza a qualidade de vida, com todo o impacto que isso teria para a nossa economia e para a criação de emprego. Tem tudo a ver com a qualidade de vida que desejamos, e que temos para oferecer a quem nos visita.

9 comentários:

Anónimo disse...

A única coisa de que Lisboa precisa é de LIMPEZA. Das fachadas a cair, dos pavimentos com buracos, do lixo acumulado, e dos graffiti.

Alguns (poucos) estrangeiros ainda se interessam por Lisboa pelo seu clima, mas os das classes mais altas vêem a cidade como decadente e adormecida, com muito pouco para oferecer-lhes.

Vanda Noronha disse...

E os não milionários que vao para o suburbio distante, porque já não conseguem pagar as rendas que entretanto subiram incrivelmente, é?

E as lojas tradicionais que fechem porque as rendas das lojas ficam tão caras que só chains estrangeiras é que as podem pagar, é?

A apologia constante para a gentrification de Lisboa neste blog ultrapassa-me.

Xico205 disse...

Para começar a reparar os males que este senhor se queixa em Lisboa, é preciso não dar mais hipoteses do PS voltar para o governo. Foi este partido que desautorizou a policia e a justiça. Já agora acrecento que os carteiristas do E28 são uma cambada de mansos em comparação com as manadas de vandalos e ladrões a serio que anda em carreiras como 717, 108, 759, 777, 793, 794, 750 e rede da madrugada. Em segundo lugar para cumprir os desejos deste senhor é preciso correr o mais rapido possivel o PS da câmara de Lisboa pois são eles que são negligentes na limpeza urbana e no não andamento dos processos pendentes na câmara.

Anónimo disse...

Ó xico, compreendo que estejas indignado com o trabalho feito pelo PS, na câmara, mas acreditas mesmo que quando se forem embora e vieram os outros (PSD), vai mudar alguma coisa significativa?

Entre este PS do António e o PSD do Santana, o primeiro ainda é menos mau. Não nos esqueçamos que estes senhores do PSD perdem eleições, e desprezam completamente o seu papel como oposição, é vergonhoso.

Anónimo disse...

Cara Vanda Noronha

A subida do valor das rendas das lojas vagas não tem rigorosamente nada a ver com o fecho das lojas tradicionais até porque não é permitida a actualização das rendas com base em valores de mercado.

E o principio é exactamente o contrário do que afirma. O afluxo de dinheiro é vantajoso para todos de modo indirecto, e não o contrário.

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Ó xico, compreendo que estejas indignado com o trabalho feito pelo PS, na câmara, mas acreditas mesmo que quando se forem embora e vieram os outros (PSD), vai mudar alguma coisa significativa?

Entre este PS do António e o PSD do Santana, o primeiro ainda é menos mau. Não nos esqueçamos que estes senhores do PSD perdem eleições, e desprezam completamente o seu papel como oposição, é vergonhoso.

3:19 PM

-----------------------

E quem é que te disse que eu voto no PSD?!!! Mas eu sou algum otário que só vota em pavões que usam a camara de Lisboa como trampolim?!!! Isso é próprio dos otários da chamada classe média portuguesa que só ligam ás tretas que a imprensa comprada conta. Eu tenho olhos na cara para ver o óbvio e arrisco-me a dizer que conheço melhor Lisboa do que qualquer um que aqui anda. O meu voto autarquico há de ir mais uma vez para a CDU. Não que seja o partido ideal mas não vejo ninguem na câmara com capacidade para fazer melhor, e não vejo este partido como trampolim porque a probabilidade de ir para o governo cada vez é menor. Este é o unico partido que vejo defender os interesses dos lisboetas e que não vem com megalomanias próprias de quem não conhece o dia-a-dia de Lisboa. O idiota do António Costa nem sequer morava em Lisboa quando veio para a camara, assim como não fazia ideia dos problemas da camara de Lisboa uma vez que não vivia a cidade. ...e continua a não fazer.

Xico205 disse...

Essa que os restaurantes de luxo pagam melhor aos funcionários e têm outras condições que não as precárias do costume...LOOOL

Tanta gente a viver no mundo da fantasia, jasus!

Anónimo disse...

"Certamente que o restaurante, ao estar permanentemente cheio de pessoas de elevado rendimento, pode remunerar melhor os seus colaboradores.". "Pode remunerar" é diferente de "remunera". Mas acredito que esteja na posse de dados fidedignos sobre o assunto.

Xico205 disse...

Assim como tambem poderiam pagar os impostos todos mas não pagam! É assim a vida, quem mais pode é quem mais rouba. E sem paciência para coitadinhos e desgraçadinhos andam eles.