29/03/2013

Azulejos....está na hora do murro na mesa !



Enquanto existir procura, irá existir oferta. O problema dos painéis mais valiosos terá muitas vezes origem nas "encomendas" de compradores com muito dinheiro, mas sem escrúpulos. Mas bolas....não estará na hora de campanhas para sensibilizar turistas e demais "clientes" para um boicote a este negócio ? Aqueles azulejos na Feira da Ladra vieram donde ? Antiquários que vendem azulejos de valor patrimonial sem certificado de origem ? Há que ilegalizar e punir este tipo de comércio, tanto para quem vende, como para quem compra. Só ai irá baixar a procura e, consequentemente....a oferta.

Comecem por ilegalizar a saída de azulejos antigos. Painéis de informação em aeroportos e fronteiras. Multas chorudas para quem for apanhado a vender, comprar ou, tentar exportar os mesmos. 
Destruidores de património tratam-se com botas cardadas, nada menos!

5 comentários:

Anónimo disse...

Bem Vindos à UE - Livre circulação de mercadorias, pessoas, ladroes(sim também...)

Ou pensam que o furto é só perpetrado pelo Zé gato ali da esquina..

Basta efectuar uma simples pesquisa na Internet e encontrar por essa Europa fora vários domínios e sites de comerciantes(ladrões) de azulejos e painéis de origem muito duvidosa.
Ainda por cima têm muita procura e vendem-se por muitos milhares...

Cristina disse...

Morei na Mouraria até aos 23 anos: muitas vezes vi azulejos centenários serem destruídos para se fazerem umas renovações mais ou menos de bom gosto, mais ou menos de pouco orçamento.
Ainda há muito desconhecimento do que é um azulejo antigo: muita gente os deita fora sem se preocupar em saber o que tem. Os antiquários aproveitam-se desse desconhecimento.
Essa lei é muito bem vinda, mas muita mentalidade deveria ser alterada...

ocaldeiraoeacolherdepau.blogspot.com

Anónimo disse...

vivo na zona da feira da ladra e todas as Terças e Sábados ali se vendem azulejos roubados, desde sempre. Os polícias, que por alim até abundam, ignoram-no totalmente.
Já cheguei a ver ali azulejos do edifício da junta de freguesia de são vicente de fora, ali mesmo ao lado e que de dia para dia se vai descascando.

Xico205 disse...

Por alguma razão a junta fica na Calçada do Cascão.

safira disse...

Pois é tude muito bonito mas há quem simplesmente jogue muitos azulejos fora de finais do seculo 19 ,como eu fui fazer uma limpeza a uma arecadação e deparei com uma grande quantidade de azulejos e troce para casa o que eu posso fazer jogar fora um patrimonio dum pais ou vender para que esse mesmo patrimonio possa viver.