18/03/2013

Palácio da CML no Campo de Santa Clara: abandonado, em perigo de incêndio!

Resposta da Direcção da Trienal de Arquitectura:

«Exmos. Senhores,

Agradecemos terem colocado a Trienal de Arquitectura de Lisboa com conhecimento neste email que dirigem à Presidência da CML.

Cumpre-nos informar que o regime de cedência do Palácio Sinel de Cordes à Trienal de Arquitectura de Lisboa não incluia até à data a fracção da antiga Padaria conforme mencionam. O espaço em questão cujos inquilinos votaram ao abandono era objecto de um contrato de arrendamento com a CML que apenas na semana que passou conseguiu chegar a acordo, de forma a que se proceda rapidamente às obras necessárias.

A Trienal de Arquitectura de Lisboa é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é investigar, dinamizar e promover o pensamento e a prática em arquitetura, realizando a cada três anos um grande fórum de debate, reflexão e divulgação que cruza fronteiras disciplinares e geográficas.
 A Trienal depende inteiramente de mecenas, patrocínios, doações e apoios. A generosidade e compromisso da rede de parceiros da Trienal de Arquitectura de Lisboa são essenciais não só para a concretização dos seus objetivos, pautados por valores de excelência, como para o sucesso da sua atividade.


O regime de cedência por parte da CML inclui uma dinamização que temos vindo a consolidar e que em breve poderá finalmente mostrar de forma mais permanente os seus frutos. Temos estado a trabalhar com uma enorme equipa de profissionais de percurso reconhecido que em regime pro bono aceitou este desafio. Entre estes encontram-se os arquitectos Margarida Grácio Nunes e Fernando Sanchez Salvador, o Engenheiro João Appleton ou o Arquitecto Paisagista João Gomes da Silva. Assim como um grupo de voluntários estudantes de arquitectura que tem colaborado activamente nas nossas actividades.

Aproveitamos ainda para informar que estamos disponíveis no próprio palácio, por email ou por telefone para esclarecimentos como aqueles que procuram no email enviado. Teremos todo o gosto em poder clarificar dúvidas que tenham sobre a nossa actividade.

No nosso site ou página do facebook poderão consultar mais informação.

O site da próxima edição, desenhado pelo conhecido Zak Group está também online: http://www.close-closer.com/
Aproveitamos para apresentar o nosso programa de amigos ao qual desde já convidamos a aderir: http://www.close-closer.com/#/support

Com os melhores cumprimentos,

José Mateus
Presidente da Direção»




Exmo. Senhor Presidente da CML
Dr. António Costa


Cc. Trienal, AML, Media

Este é o estado actual do Palácio Sinel de Cordes, no Campo de Santa Clara, propriedade da CML e cedido à Trienal de Arquitectura de Lisboa, conforme foi largamente anunciado na imprensa durante 2012.

Mesmo que as fotografias valham mais do que mil palavras, fica a indicação urgente de que a antiga padaria tem a montra partida, lá dentro é só lixo e imundície, e o RISCO DE INCÊNDIO É MUITO ALTO!

Fica o alerta.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Fernando Jorge e Bernardo Ferreira de Carvalho

3 comentários:

Xico205 disse...

Vá lá uma petição util. Um dia tinha que ser!

APEEGIL disse...

O Palácio Sinel de Cordes era onde estava a Escola nº 4, que dele foi corrida por o edifício estar em "perigo de derrocada iminente", de acordo com a CML. Anos depois, sem obras, entrou a Trienal, na altura foi dito pela CML que a tal escola já tinha desaparecido. Acontece que não desapareceu, e continua em instalações precárias "temporárias" há quase 10 anos. Disso ninguém fala, afinal são filhos e filhas das pessoas de Alfama que lá andam a estudar, não têm voz.
Quanto à animação que a Trienal está a fazer, ignora completamente a envolvente, ignora completamente tanto os alunos da Escola nº 4 como os seus pais. É para pessoas estranhas à zona, que vão, apreciam o very typical e as vistas sobre o Tejo, e o edifício extraordinário que é o Palácio Sinal de Cordes mesmo que "em perigo de derrocada", e vão-se embora, sem nada trazer e nada deixar.

Anónimo disse...

Este assunto é mais uma vergonha, mascarada de boas intenções mas que se resume ao típico Português "amiguismos" e "Coltura". Concordo com apeegil, e tenho pena que na CML não sejam responsabilizados pela gestão danosa de tantos outros edifícios que não os "emprestam" pois estão à procura do melhor amigo... ou de precisarem de mais obras e poderem sacar mais pela porta do "cavalo". Quanto a ensinar miúdos só se for a serem estúpidos e obedientes, o que interessa é ensinar as pessoas a glorificarem os parolos e idiotas corruptos dos arquitectos, gente que tem destruido o país com a sua "star" fome. Tantas trienais, tantos certificados e a OA e seus muchachos estão calados com os crimes feitos pela CML em todo o lado (não se pode ir contra os amigos) não é bonito, mas que se lixe Lisboa.