28/03/2013

Ainda sobre o Terreiro do Paço



As árvores são importantes em qualquer praça de qualquer cidade e assim acontece em muitas cidades do interior do nosso País. Também na Praça do Comércio, em Lisboa, fazem falta.

Não tenham medo os urbanistas porque a presença de árvores nos passeios laterais não irão retirar a Monumentalidade à praça. Ela é suficientemente grande para que tal não aconteça.

Prova disso é que ainda no século passado, na Praça do Comércio, existiram árvores que certamente tornavam o ambiente bem mais acolhedor e agradável.

Os urbanistas de então não sabiam mais nem menos do que os de hoje.

A plantação de árvores circundando a Praça irá evitar o espetáculo de certo modo grotesco das pequenas árvores em vasos com que os concessionários das esplanadas procuram substituir as verdadeiras árvores fornecedoras de oxigénio, sombra e fresquidão.

Esperemos que este apelo, mais uma vez aqui expresso, possa agora ser escutado por quem de direito.


Pinto Soares

5 comentários:

FJorge disse...

Concordo a 100% e assino por baixo.

Anónimo disse...

os urbanistas de hoje não sabem nem mais nem menos do que os de então; idem para os urbanistas que tiraram as árvores (que não foram os de hoje).

a praça está bem assim. precisamos de mais árvores mas há outros locais para isso.

Anónimo disse...

Mais urgente é repensar as esplanadas da ala nascente com o seu estilo centro comercial. Passei por lá hoje e "gostei" especialmente da marca Super Bock me ter saltado logo à vista. Espero que seja só para o fim de semana da Páscoa. Passem por lá e vejam ao que me refiro. Não vão encontrar algo semelhante na Place Vendôme...

Aladdin Sane disse...

E muitas das árvores actuais servem para tentar esconder os caixotes de lixo da vista de todos. Portentoso!

Anónimo disse...

Sinceramente acho que está bem assim.

Árvores ali para quê?! Para surgirem mais canteiros que se tornem depósito de lixo e sujidade?!

Há muitos outros sítios onde se devem plantar árvores que não o Terreiro do Paço.