18/10/2013

Amianto em pleno Chiado....a saúde pública que se lixe !!


Numa das ruas transversais à Rua Garret podia-se observar este cenário nos primeiros dias de Outubro. Estas antigas coberturas de fibrocimento (conteúdo de amianto), todas elas quebradas e, em contentor aberto. O operário que se vê na imagem não era portador de qualquer protecção.

A legislação portuguesa é rigorosíssima em relação ao uso, remoção, transporte, aterros, etc. destes materiais e, respectiva segurança no trabalho, o que se pode verificar no Decreto-Lei n.º 266/2007

dre.pt/pdf1s/2007/07/14100/0468904696.pdf

..no qual se pode ler:

"Investigações posteriores concluíram que todas as fibras de amianto são cancerígenas, qualquer que seja o seu tipo ou origem geológica. O Programa sobre Segurança das Substâncias Químicas, da Organização Mundial de Saúde, concluiu que a exposição ao crisótilo envolve riscos acrescidos de asbestose, de cancro do pulmão e de mesotelioma, bem como que não se conhecem valores limite de exposição abaixo dos quais não haja riscos cancerígenos."


Foto retirada do site da Prosma, firma especializada na remoção destes materiais (repare-se na protecção dos operários).
 
 
Foto retirada do site da Recifemetal: Coberturas de fibrocimento devidamente embaladas e, operário com protecção total. 

 Leis para papel....a saúde pública que se lixe.



5 comentários:

Anónimo disse...

Isto deve-se ao maior problema nacional: a ignorância.

Anónimo disse...

Ainda temos muitas marcas terceiro mundistas! Responsabilidades ficam de fora...

Anónimo disse...

O amianto só é perigoso em espaços fechados. Como é óbvio, não é nada inteligente aqueles materiais estarem no meio da via pública mas também não é causa para alarme. ;)

Julio Amorim disse...

O amianto é perigoso....nos pulmões !!
Para isso, pode a inalação ocorrer em espaços fechados....ou abertos.

Filipe Melo Sousa disse...

Eu não nego que é uma causa nobre. Mas quem se oferece para pagar a "protecção total"? O autor do post?