30/10/2013

Campo de golfe do Estádio Universitário de Lisboa pronto até ao final do ano



Espaço terá condições especiais para estudantes e vai estar aberto à população em geral. Falta definir modelo de gestão.

In Público Online (29.10.2013)
Por MARISA SOARES

«Estava prevista para Setembro de 2011 mas a falta de verbas foi adiando a inauguração da Academia de Golfe do Estádio Universitário de Lisboa (EUL). O dinheiro foi entretanto desbloqueado e o presidente do EUL, João Roquette, acredita que o espaço estará pronto no final do ano, embora não tenha ainda data para a abertura. Falta comprar alguns equipamentos e decidir o modelo de gestão deste que é o primeiro campo universitário para a prática da modalidade na capital.

O novo campo custou dois milhões de euros financiados pelo Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) 2013. Segundo João Roquette, o congelamento das verbas do PIDDAC de 2011 e 2012 atrasou a conclusão da obra começada em 2010. Este ano os trabalhos avançaram e neste momento falta apenas comprar mobiliário, sinalética e equipamentos (como máquinas para transporte das bolas) no valor de 300 mil euros. [...]

João Roquette diz que está a estudar, em conjunto com o reitor da Universidade de Lisboa (na qual o EUL foi integrado em Dezembro de 2012), a melhor solução para a gestão da Academia de Golfe. As alternativas são a gestão directa pelo EUL, como acontece actualmente com as restantes instalações, ou a concessão a privados. "Esta é uma tendência cada vez maior e por isso é uma opção que a universidade entende que deve considerar", afirma Roquette. "Em qualquer destes cenários a actividade de treino e ensino-aprendizagem do golfe terá condições especiais, com diferenciação positiva, para a comunidade académica da universidade", garante.»

Sem comentários: