27/10/2013

DEMOLIÇÃO!

Começou a demolição de mais um edifício negligenciado e esquecido, desta feita a vivenda no gaveto da Rua D. Luís de Noronha e a Avenida de Berna.
Mais uma vez o que se oferece dizer sobre esta decisão sórdida é: lamentável!
Esta vivenda foi doada à CML, muito provavelmente com intenção que fosse recuperada e se lhe desse uma função digna. Mas outros valores pesaram mais: o enorme valor imobiliário destes terrenos e nesses casos, diz-nos a prática e o costume, não há grande hesitação na assinatura que passa à força de execução a demolição.
Alerto para o facto de existirem, na fachada, painéis de azulejos de extrema qualidade pictórica representando a Sagrada Família e, segundo me relataram, no interior existem outros de igual importância.
A primeira fase dos trabalhos vai trazer para baixo toda a estrutura e, depois de nivelada, informam-nos os trabalhadores que vai ser um local de estacionamento. E depois... ninguém sabe. Ninguém?
Quando perguntados, informam-nos os trabalhadores que, por enquanto, estão a escavacar os móveis e outras estruturas (sei que havia móveis encastrados) e depois vem o resto.
Lamentável! Imperdoável!
Durante anos esta vivenda foi abandonada pelo seu proprietário: a CML
Bem sei que o valor do terreno é, por demais, apetecível. Mas e os valores patrimoniais imateriais que este tipo de imóveis oferece a uma cidade que se diz civilizada? Vejam a qualidade do que se construiu do lado oposto da rua.




Estes e outros azulejos estão a ser salvaguardados? É que depois do que aconteceu com os painéis de azulejo da Pastelaria Bola Cheia, na Avenida 5 de Outubro, que moral tem a CML de fazer o mesmo aqui, em sua propriedade?

5 comentários:

Anónimo disse...

Se fosse no tempo dos outros, o Zé que fazia (imensa) falta passava-se dos carretos.

Anónimo disse...

Boa, boa..
E estes 3 (verde(12), branco(7) e cor de rosa(12)) na Rua Vale do Pereiro também já foram:

http://goo.gl/maps/1XW9D

Anónimo disse...

O regabofe continua!

Lisboa cada vez mais perto de Massamá!!!

Fui....

Anónimo disse...

Anónimo das 7:06:

O nº 7 dessa rua era um dos raros edificios pombalinos que existiam nesse bairro.

http://amigosdobotanico.blogspot.pt/2009/07/o-nosso-bairro-rua-vale-do-pereiro-7-9.html~


VERGONHA!

Carlos Medina Ribeiro disse...

De passagem veja-se um pormenor curioso na 1ª foto:
Os carros que ali estacionam fazem-no em "espinha", e têm bastante espaço para isso. No entanto, os condutores preferem cavalgar o passeio, o que é feito sempre, e sem que haja qualquer sanção.
Em consequência, metade do espaço que lhes está atribuído (na faixa de rodagem, devidamente marcado no chão) fica vago!