09/07/2007

Negrão na Expo sem lisboetas

In Diário de Notícias (9/7/2007)
EVA CABRAL
JOÃO GIRÃO-JN (imagem)

"Lisboa tem estes movimentos pendulares: os lisboetas saem ao fim de semana rumo às praias, enquanto de todo o país chegam portugueses de visita à capital", reconhecia ontem Fernando Negrão, candidato do PSD às intercalares de 15 de Julho.

Acompanhado de Paula Teixeira da Cruz, presidente da distrital de Lisboa do PSD, e com os dois vereadores "salvos" da anterior lista do PSD encabeçada por Carmona Rodrigues - António Prôa e Sérgio Lipari Pinto - Fernando Negrão passeou ontem pela zona da Expo.

Com meia dúzia de bandeiras laranjas a sinalizarem o candidato o passeio começou na Rua da Pimenta, repleta de restaurantes com esplanadas, de onde só do primeiro piso se vê o Tejo, pois seguindo uma estranha tradição lisboeta até aqui o rio está tapado por uma barreira de arbustos.

Fernando Negrão dispõe-se a partir em busca de eleitores distribuindo um folheto com as linhas gerais da sua candidatura. Particularmente afável com a terceira idade, o candidato aproxima-se de duas velhotas sentadas num banco já na frente ribeirinha.

Com a imprensa a rodear as senhoras, ouviu as queixas tradicionais: reformas baixas, solidão e falta de atenção por parte de todas as estruturas da sociedade e do Estado.

Ouviu também o pedido descrente e habitual : "Faça qualquer coisa".

Paciente, o candidato foi dando o conforto possível, pouco se importando com o facto das idosas morarem em Camarate, fora das "fronteiras" da Lisboa a que se aceitou candidatar.

Bracinha Vieira, homem-forte da Parque Expo, acompanhou Negrão e Paula Teixeira da Cruz no périplo de ontem numa malha urbana recente que continua a ser percepcionada como uma espécie de parque de diversões. Contacto atrás de contacto, Fernando Negrão foi confrontado com visitantes de todos os pontos do país a aproveitarem as férias ou simplesmente a folga de domingo.

Numa mesa de esplanada, quando finalmente encontrou um lisboeta assumido, logo se apercebeu que este, por falta de idade, não iria poder votar.

Na primeira meia hora desta actividade de campanha foram assim muito escassos os lisboetas com direito a voto que se cruzaram com Fernando Negrão. Boa parte do percurso do candidato acabou assim por ser feito em amena cavaqueira com Bracinha Vieira e António Preto, actual deputado do PSD, e antecessor de Paula Teixeira da Cruz na presidência da distrital social-democrata de Lisboa.

Ontem, e uma vez mais, apesar de todos os apelos à mobilização, o certo é que as caras conhecidas do universo laranja encontraram melhores alternativas para passar o domingo do que mergulharem no bulício do Parque das Nações.

Oceanário

"Os terríveis monstros marinhos chegam ao Oceanário", lia-se no local que Bracinha Viera garante ser o mais visitado de Lisboa. À imprensa Fernando Negrão confessa que quando recentemente foi confrontado com essa questão se inclinou para o Mosteiro dos Jerónimos ou mesmo o vizinho Museu dos Coches. Mas não, reconhece o candidato, "o Oceanário é mesmo o local mais visitado de Lisboa".

Apesar do "ainda cheiro a festa" da zona da Expo Fernando Negrão sabe que o bairro também já tem problemas graves. Desde logo "algum excesso de habitação" mas, também, "evidentes erros de planeamento".

Entre estes erros cita a Marina da Expo, agora transformada num tanque em boa medida atolada de lodo e de cheiro nauseabundo, uma "vizinhança " que os moradores de certo não esperaram .|

Sem comentários: