11/02/2008

Acusações gravíssimas

Tomei conhecimento aqui e aqui do rigor com que determinado jornal faz a cobertura das notícias da CML. O presidente da CML agradece, e vai continuando o seu “estado de graça” até ás eleições que estão quase aí.

Sabemos quer pelo passado político de António Costa, quer pelas circunstâncias em que se disputaram as eleições que o actual presidente foi escolhido em nome dos interesses do seu partido (que pressionado pelo efeito Roseta, com o efeito Alegre ainda bem fresco na memória foi “obrigado” a escolher uma palavra de primeiro plano, aproveitando um PSD partido ao meio). A Câmara é um local de passagem de António Costa, que após uma eleição mal sucedida (e muito engraçada, diga-se de passagem) a Loures, não estaria destinada ao mundo autárquico. Tendo todo o direito ao planeamento da sua carreira política e partidária, é discutível que António Costa use o espaço que tem para fazer de comissário político do PS, e é absolutamente lamentável que faça de ânimo leve as acusações a Belmiro de Azevedo e José Manuel Fernandes que se podem ouvir aqui

Já estou como o Daniel Oliveira ... qualquer dia estamos a falar de propaganda subversiva

Já agora será interessante perceber em que se baseia António Costa para falar deste tipo de pressões, e se tem provas tem do que diz. Porque se não tem o melhor é aplicar o tal ditado chinês “se podes estar calado porque é que falas?”

Espero que, quando os interesses da cidades estiverem em jogo, António Costa demonstre o mesmo espírito feroz, mas com mais ética…

11 comentários:

daniel costa-lourenço disse...

Salvo o devido respeito, na minha opinião, estes posts deveriam continuar na sua sede, ou seja, blogs dedicados ao efeito. Neste blog, os posts políticos e dedicados à "arte" da política não ajudam á credibilidade deste movimento de cidadãos e não ajudam a resolver os problemas da cidade.

Filipe Melo Sousa disse...

este daniel não se contenta em pedir "moderação" para a caixa de comentários. Vem inclusive para aqui ditar quais os posts admissíveis, e quais os temas que ele admite que seja discutidos.

Cuidado caro Nuno Valença, que daqui a nada se não te calares estás a ser acusado de "má educação".

Anónimo disse...

Estou com o Daniel. A grande força de um movimento/blog de cidadania, é não ser um blog/movimento que se rege por regras/interesses/jogos politicos, mas sim pelo interesse e defesa da Cidade e dos seus cidadãos, neste caso Lisboa.
Atitude partilhada por Manuel João Ramos, o tal vereador chamado às páginas de um jornal (meses depois) não por uma notícia ou opinião, mas por um comentário politico mal informado.
Mas é natural que seja dificil separar águas, entre causas de cidadãos e politicos. Seja em blogs, jornais, ou executivos camarários.
O exercício público da cidadania, lado a lado com o exercício da politica, é uma imergência nova neste país, naturalmente analisada à luz das velhas regras politicas, seja pelos jornalistas, pelos politicos, ou pelos próprios cidadãos e comentadores de blogs.
A seu tempo, esta nova postura irá clarificando as águas, auto-explicando-se.

Tiago R. disse...

A maneira como se faz política na nossa cidade é do interesse de todos os lisboetas. O post não me parece nada deslocado.

daniel costa-lourenço disse...

Tiago

Concordo que o modo como se faz política é do interesse dos lisboetas e deste blog, na medida em que determinado acontecimento/facto tenha uma relação directa com determinada falha ou problema da cidade.

Discutir questiúnculas ou ataques pessoais ou "diz-que-disse" partidários e manobras de bastidores meramente políticos é que acho que aqui não tem lugar.

Porque para isso já temos muitos oradores.

É apenas a minha visão das coisas.

Anónimo disse...

Discutir questiúnculas daniel, e não é isso precisamente que estás a fazer?

acabaste de morder a maçã

Nuno Valença disse...

Caro Daniel,

Em 1º lugar agradeço as suas observações. Achei o tema relevante não pelo tom "politiqueiro" que possa ter, mas pelo inusitado que é um presidente da CML a fazer estas declarações, e no tom em que as proferiu.

Acho bastante relevante que quem gere a cidade beneficie de imprensa demasiado benevolente ou como citado no blog há dias (e se calhar estou a ser eufemístico com o "benevolente"), e é relevante que o presidente diz e pensa sobre a imprensa.

Adicionalmente, e estou-me nas tintas para a carreira de António Costa, é relevante termos um presidente da CML que está mais preocupado em ser porta-voz do PM, ou do seu partido (dizendo em voz alta o que estes não podem ou não querem afirmar) do que com os interesses da cidade. Infelizmente estamos perante mais um caso (tal como Sampaio, Soares, Santana ou Carmona) de alguém que na primeira oportunidade vai “pirar-se” para estas funções, onde só está a fazer tirocínio e missão partidária.

Esperemos nós que esta agressividade seja posta em causa quando a cidade precisar, mas já vimos um sinal do que é António Costa quando sente o escrutínio da imprensa. E mal vai a democracia quando não se discute a mensagem, mas se ataca o mensageiro.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Ó Costa explica lá então porque razão colocaste todos os filiados do partido socialista em Lisboa, até foram buscá los aos concelhos limitrofes. Tem dó!

Anónimo disse...

Ó anónimo explica lá essa dos filiados do PS em Lisboa...

Anónimo disse...

essa explico eu:

porque motivo o elenco deste blog parecia uma matilha de cães raivosos na altura do elenco do santana/carmona, e agora anda tudo em estado de graça? porque motivo a culpa deixou de ser da câmara e qualquer coisa que corre mal passou a ser dos cidadãos que não são respeitadores?

demasiados boys cor de rosa por aqui...

Anónimo disse...

Querias!
Ahahahahahahahah!
Ó pastor não vês que após tantos mandatos dessa côr, entraram os boys...e justiça seja feita não foram corridos pelo Santana ou Carmona.
E os que ficaram a recibo rapidamente se tornaram indispensaveis.
Não andamos aqui a dormir!