05/02/2008

Há que pôr um freio nisto, Senhores Governantes

Estaremos num mundo de fantasia?
Meus Senhores, a coisa é muito séria. Nem dá para carnavaladas...
«O que interessa à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, é "ter um milhão e setecentos mil jovens a cantar 'Eu Vi Um Sapo', no Estádio Nacional", em vez de 17 mil jovens "com formação de qualidade".»
Wagner Diniz, director da Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa


Ensino das Artes em risco sério


Há uma petição à ministra da Educação aqui. E outra mais vasta aqui. Mas que diabo se passa com o Governo e as Artes? Alguém percebe isto? Extinção do ensino artístico? A ministra não renovada que permanece na Educação está sem trela? O novo ministro alinha nisto, sem mais? Está tudo com os copos? «No caso da Escola de Música do Conservatório Nacional (EMCN), uma escola que existe há já 175 anos e tantos compositores e músicos reconhecidos se formaram, a ameaça imediata é o fecho para a maior parte dos seus alunos.»
Mais informação: aqui.

2 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

O que é arte? Haverá sempre arte e pessoas dispostas a pagar por ela. E haverá sempre pessoas a defender quantias exorbitantes por algo que elas apenas entendem ser arte, mas que não têm público nenhum.

Eu tenho de pagar Märchens, CCB's e Brancas de Neve? Não obrigado.

Anónimo disse...

Oh meu, tu só tens de pagar um bilhete de avião para ti, só ida, para o deserto!