05/02/2010

Futuro terreno do Museu de Arqueologia é de “muito alta vulnerabilidade”

In Público (3/2/2010)
Por Alexandra Prado Coelho


«Um parecer sobre as condições do terreno no qual se encontra o edifício da Cordoaria Nacional, encomendado pelo Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA), indica que se trata de um local de “muito alta vulnerabilidade” no que diz respeito a riscos sísmicos.

O GMNA decidiu pedir este parecer para poder tomar posição perante a decisão do Ministério da Cultura de transferir o Museu Nacional de Arqueologia (MNA) para a Cordoaria.

Elaborado pela empresa eGiamb e assinado pelo geólogo Carlos Nunes da Costa, o parecer diz ainda que o local é de “alta vulnerabilidade” relativamente ao risco de inundações. Por isso, conclui, “quer do ponto de vista das condições geológico-geotécnicas, quer no que respeita a exposição a perigos naturais, a localização do MNA no actual edifício da Cordoaria deveria ser cuidadosamente ponderada, em face da elevada vulnerabilidade que o local comporta actualmente e deverá condicionar drasticamente o seu uso futuro”. Aconselha, no entanto, a realização de estudos mais aprofundados.

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, declarou esta semana, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do novo Museu dos Coches, em Belém, que queria concretizar a transferência do MNA para a Cordoaria “até ao final da actual legislatura”. Mas o director do museu, Luís Raposo, tem manifestado a sua preocupação com as condições do terreno e tem dito que a sua posição relativamente à mudança dependerá do resultado dos estudos geotécnicos.»

Sem comentários: