01/01/2012

In Memoriam ... Alfaiataria Piccadilly ... por António Sérgio Rosa de Carvalho.


No primeiro dia do ano ... vale a pena relembrar que foi em 2011 que desapareceu este verdadeiro Monumento do Chiado e de Lisboa ...
Sem ... um ai ... nem ... um ui ... da C.M.L.
Embora a mesma C.M.L. tivesse publicado um pequeno livro ( 2001 ) precisamente dedicado ao reconhecimento do Valor Único da Piccadilly, e implicitamente e consequentemente, à necessidade imperativa de o acarinhar e de o defender ... com Prefácio por João Soares ...

Escrevia eu, neste blog em 20/10/2010 num "post"com o título: VAI A PICCADILLY DESAPARECER ...?!? 'Reportagem' angustiada ..."A Alfaiataria Piccadilly conta com 60 anos de existência ... Depois do desaparecimento sistemático das alfaiatarias da Baixa, esta tem sido um 'monumento' de resistência ... mas ela sempre foi diferente . O saudoso Sr. Mendonça conseguiu criar uma verdadeira e autêntica alfaiataria londrina de "Savile Row"em pleno Chiado. Ela seguia as tradições do melhor 'bespoke' (alfaiataria por medida)londrino, com uma notável equipe de alfaiates e costureiras. Além disso tudo no estabelecimento vinha directamente de Londres ... o Sr. Mendonça encarregava-se disso, através das suas viagens regulares à capital Inglesa.
A filha e herdeira, tem tentado nestes últimos dez anos manter esta notável instituição e herança ... mas com dificuldade crescente ... afinal não é só com os clientes do Clube 'Turf' ou do Clube 'Tauromáquico que se "vai lá" em termos comerciais ... e os "gentlemen" são uma espécie ameaçada, senão em extinção ... além disso os que restam têm pouco poder de compra ...
O Chiado mudou nitidamente ... A Rua Nova do Almada tornou-se zona de "Pepe Jeans"e similares ... no Chiado, a 'Cartier' decidiu que não valia a pena e o 'Hermés' continua lá por teimosia, e talvez pelas ligação de um dos irmãos à Casa Cadaval e os afectos em relação a Portugal que isso implica ...Os interiores da 'David & David' foram salvos "in extremis" pela Câmara, caso que meteu tribunal, e só o aparecimento da 'Sisley' e a nova sensibilidade "Vintage", estabilizou, por agora, a situação.
A 'Picadilly' está numa situação de "saldos" finais, deprimentes, para quem conheceu esta loja e as sua glórias ... o prédio vai para obras, e já sei que vão fazer uma nova entrada que vai atravessar este estabelecimento ... o que vai acontecer a este magnifico interior?
È, nesta sucessão de casos, que nos surpreende o silêncio sistemático da C.M.L.... e do seu responsável máximo na área do Urbanismo Comercial, Arq. Manuel Salgado ..."

O Público relatava assim em 24/05/2011 o dramático, mas infelizmente ... já não surpreendente, desfecho ...

A antiga alfaiataria Piccadilly, no Chiado, em Lisboa, fechou as portas há cerca de um mês, e vai ser substituída por uma loja de uma cadeia de sanduíches.
Constrangimentos financeiros levaram os proprietários a aceitar a indemnização proposta pelo senhorio, um fundo imobiliário do banco Millenium, para se irem embora
"O senhorio foi-nos pressionando para sairmos, alegando que precisava do espaço para colocar um elevador para o condomínio de habitação que está a ser instalado nos andares de cima. E também para abrir um hall de entrada para o prédio", conta uma das proprietárias da Piccadilly, Teresa Mendonça. "Infelizmente, afinal o que vai para lá é uma Companhia das Sandes". Uma publicação da Câmara de Lisboa dedicada aos estabelecimentos históricos da capital conta que a Piccadilly vestiu membros de governos de vários cantos do mundo: "Aprumou políticos, diplomatas e artistas e teve acesso a alguns segredos de Estado".
Muito do mobiliário de madeira da loja foi levado para o atelier da Rua Anchieta, tal como a grande placa preta com letras douradas com o seu nome.













O pequeno livro publicado pela C.M.L. em Abril de 2001 com um Prefácio de João Soares






7 comentários:

F Nando disse...

Resta a memória...

Julio Amorim disse...

Sim, sim....mas vai haver muitas camisinhas "Ronaldo" e "fast food" para todos (e isso também conta).
Baixa-Chiado a Património Mundial....

Anónimo disse...

As novas gerações de drs. e engenheiros (e outras gentes jovens distintas) não têm dinheiro para lá ir e as que tinham deixaram de ter.
Só os traficantezecos, jotinhas e jogadores da bola é que têm, mas preferem outro tipo de farpela finória.

Anónimo disse...

mas que deveria a CML fazer? se os clientes desaparecem de certeza que não estamos à espera que a CML os vá arranjar.

Anónimo disse...

Muito fez a CML... Livrinho e tudo, também quero um livro em homenagem ao meu café. Garanto que já servi excelentes cafés a muita gente, não menos requintados que indivíduos do Clube 'Turf' ou do Clube Tauromáquico.

Já agora, António Sérgio Rosa de Carvalho, contribui para a loja?

Anónimo disse...

É uma consequência da deslocalização de inúmeras sedes e tribunais da Baixa para outras zonas da cidade.

Xico205 disse...

épá vai à Bershka que é mais barata e tem coisas mais actuais. Nem o meu avô veste estas coisas...