05/02/2013

Parabéns! / João Appleton e Isabel Domingos
António Sérgio Rosa de Carvalho



O bom exemplo dos Anjos

( ... ) Na categoria de reabilitação de edifício de habitação, o IHRU premiou um projecto dos arquitectos João Appleton e Isabel Domingos na Rua do Capitão Renato Baptista, números 78 a 86, em Lisboa. Neste prédio na zona dos Anjos, "viveu, trabalhou e faleceu a pintora Eduarda Lapa", como se pode ler na placa em pedra, que, tal como os azulejos que cobrem toda a fachada, foi preservada com a reabilitação.
João Appleton explica que "a ideia foi dotar o edifício de um melhor nível de desempenho e de comodidades modernas como um elevador, redes e infra-estruturas, e ao mesmo tempo manter o seu carácter". O arquitecto não tem dúvidas de que, em casos como este, de "edifícios anónimos", que existem em tão grande número na cidade de Lisboa, a premissa de qualquer intervenção deve ser "não tentar forçar um edifício antigo a ser moderno, mas sim modernizar mantendo o seu carácter". Caso não se tenha esse cuidado, alerta, haverá "uma grande perda para a cidade".
Com esta reabilitação foram criados cinco apartamentos, dois deles dúplexes: o primeiro nos pisos inferiores, aproveitando um antigo armazém e o logradouro, e o segundo no piso superior e no sótão, que "foi todo refeito". João Appleton sublinha que, em todo o projecto, houve a preocupação de as novas soluções introduzidas, como varandas, vãos e revestimentos, não causarem "estranheza" na confrontação com o edifício preexistente. Aquilo que se procurou com esta intervenção, conclui o arquitecto, foi que houvesse "familiaridade", "mesmo quando as coisas são modernas e contemporâneas".
( parte de um artigo hoje no Público, por Inês Boaventura e Samuel silva )

8 comentários:

Paulo Ferrero disse...

A verdadeira reabilitaçao, eh sempre um prazer aplaudir! Ah, eh verdade, e nao foi preciso recorrer ao argumentario basico de que eh preciso "moldar" a Procura...

Anónimo disse...

Lindo.Parabéns!
Não esperaria outra coisa do SR. João Appleton.
A confirmar mais uma vez a consideração que tenho por ele!

Aconselho a adquirirem os seus Livros!

Anónimo disse...

O que anda a fazer a EMEL ????? nao se percebe esta falta de civismo

Anónimo disse...

e então o logradouro? já aplaudem? a única coisa que foi preservada com a reabilitação foi a fachada e a placa em pedra. o piso superior e o sótão foi todo refeito. isto não é muito diferente do meu prédio, que foi todo esventrado, mas manteve a fachada e o carácter...

Anónimo disse...

O seu prédio foi todo esventrado, este não foi, logo as semelhanças não são nenhumas!

Xico205 disse...

Os senhores aqui do blog são tão exigentes que quando vão ás compras a uma loja só compram se virem o armazem. Não se contentam com a montra.

Anónimo disse...

Caro Anónimo das 10:57,
suponho que o pladur com focos, chão de madeira que parece madeira mas não é, casas de banho pseudo-design e cozinhas de móveis de contraplacado lacado seja o tal carácter que diz que o seu imóvel ainda mantém, malgrado e esventramento, ou estarei enganado?

Anónimo disse...

Xico205, deixe-se de provérbios e expressões populares!
Anda na casa dos 40 e já é muito crescidote.
Tente lá elaborar um comentário que seja educativo e que esteja relacionado com o assunto.
Se não sabe do que está a falar, cale-se!