25/02/2013

Largo do Intendente​: Lago restaurado já não funciona!!



Exmo. Sr. Presidente da CML,


O Fórum Cidadania Lx tem manifestado grande preocupação e indignação pelo esquecimento a que têm sido votadas as fontes, lagos, chafarizes e outros equipamentos decorativos ou não ligados à água. Embora sem dados estatísticos rigorosos, é sabido que os lagos e chafarizes de Lisboa estão na sua maioria abandonados e degradados.

Foi pois com satisfação que recebemos o recente restauro da bela taça com repuxo do Largo do Intendente.

No entanto, lamentamos verificar que, passado tão pouco tempo sobre o seu restauro, já o vemos sujo e sem funcionar (ver imagens em anexo)!

Aliás, parece ser esta uma triste sina de Lisboa pois também outros lagos e fontes estão secos, esquecidos e sem funcionar há vários meses apesar de terem sido alvo de restauros recentes, ex: o lago do Jardim das Francesinhas junto ao Parlamento.

Gostariamos igualmente de ser informados dos motivos porque não tem funcionado por diversas vezes a Fonte Monumental da Alameda, pouco tempo após a sua re-inauguração recente...

Parece ser cada vez mais difícil encontrar um lago ou fonte a funcionar em Lisboa, seja em que bairro for, porque de Alvalade a Alfama, toda a cidade está pontuada de lagos e fontes abandonadas. Qualquer cidade de média ou pequena dimensão em Portugal revela muito mais cuidado e orgulho nesta matéria.

Aproveitamos para pedir que informem os munícipes se, em cooperação com a EPAL, há projectos de restauro das diversas fontes e fontenários da rede do Aqueduto, todas classificadas "Monumento Nacional" mas cujas preocupantes más condições de conservação só se podem classificar como vergonha da nossa capital (Rua de O Século, Largo do Carmo, Largo do Rato, etc).

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero,Bernardo Ferreira de Carvalho, Fernando Jorge, Luis Marques da Silva, Julio Amorim, Virgilio Marques, Nuno Caiado

4 comentários:

Paulo Ferrero disse...

E sim, o que está na foto da direita é mesmo isso em que estão a pensar ...

Anónimo disse...

o único lago que conhecia que se mantinha limpo (já não passo por lá há bastante tempo por isso as coisas podem ser diferentes agora) era na praça das flores. talvez saber como isso era conseguido ajude a manter os outros limpos.

Anónimo disse...

O Ministro diz que há polícias suficientes.
Os polícias não podiam ter formação, no sentido de poderem intervir nos abusos dos actos de civismo?
Quem evacua num lugar daqueles?
Cães?
Quem deve vigiar?

Rui Ferreira disse...

Aplaudo a iniciativa. É bem verdade que os fontanários estão um cócó neste estado lamentável. Seria de esperar uma equipa dedicada de poucas pessoas para manutenção em vez destes ciclos ad-nauseum de reparações.