22/02/2013

'Ciclovia' do Parque das Nações


Chegado por e-mail:

«Exmo. Sr. verador Sá Fernandes
Exmo. Sr. vereador Nunes da Silva

Criei mais uma ocorrência no sítio da CML na minha Rua com o n.º OCO/73370/2013, para que haja a remoção dos blocos e a respetiva pavimentação da ciclovia da Alameda dos Oceanos. Esta pseudo-ciclovia não tem as mínimas condições cicláveis e nunca vi ninguém por lá circular. Todos os ciclistas por norma, andam paralelamente ao lado da dita, cometendo uma ilegalidade, ao abrigo do Código da Estrada

[...] Peço por favor, que dentro dos vossos constrangimentos orçamentais, procedam à remoção dos blocos e à pavimentação da ciclovia em apreço, pois a circulação na mesma é uma tarefa estóica. O canal em apreço seria muito útil pois permitiria de uma forma prática e rápida atravessar o Parque das Nações longitudinalmente.

Neste momento permitam-me a ousadia, não passa de uma ciclovia tão-somente 'para fazer número'

Agradecido pela v/ atenção

Atentamente
João Pimentel Ferreira»

14 comentários:

Anónimo disse...

Eu, que apenas pratico ciclismo nas férias longe de Lisboa, praticamente deixei de passar pelo Parque das Nações porque na zona mais nobre, junto ao percurso do teleférico e ao rio, decidiram colar no pavimento uns círculos reservando a melhor parte para os ciclistas, parte essa que muitos percorrem (percorriam quando lá ia) na mecha.

Na via fotografada, mesmo quando estava em melhores condições, os ciclistas sempre foram muito menos que na outra que citei, onde famílias com crianças ou idosos eram numerosíssimas.

Nunca vi ninguém criticar isso.

Anónimo disse...

Apenas quem tem bicicletas de montanha consegue andar aí... Ou então alguém que vá mesmo muuuuuuito devagarinho, completa idiotice apenas para dizer que fizeram.

Filipe Melo Sousa disse...

Nunca vi uma ciclovia em Lisboa com ciclistas. As ciclovias em Lisboa não passam de uma imitação parola do estilo de vida de outras cidades. Só servem para retirar o escasso espaço de circulação público, e de estacionamento, que existe.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Está tudo muito certo menos perder tempo a escrever para a autarquia...

Anónimo disse...

FMS:

Nunca viu? Que estranho...

Eu moro ao pé da Gulbenkian e vejo-os todos os dias a circularem por aqui assim como pelas avenidas principais.

Não devemos morar na mesma cidade.

Anónimo disse...

Nunca vi uma ciclovia em Lisboa com ciclistas. As ciclovias em Lisboa não passam de uma imitação parola do estilo de vida de outras cidades. Só servem para retirar o escasso espaço de circulação público, e de estacionamento, que existe.
_____________________________

É no mínimo irónico o argumento do o sr das 5:07 que pratica tão activamente o parolismo que vê nos outros.

Frederico disse...

Iluminado das 5:07

Existem poucos ciclistas porque precisamente não existem ciclovias em zonas essenciais e as poucas que existem não têm condições!
O que você e o seu popó querem sei eu!

Anónimo disse...

Esta ciclovia também tem outra particularidade, é o único sitio que conheço em Lisboa, em que colocaram sinalização de cedência de prioridade específica para as bicicletas (para as bicicletas que sigam em frente cedam a prioridade ao tráfego que venha na via automóvel e pretenda virar à esquerda). Com o CE atual, esta sinalização limita-se a reforçar a norma geral aplicável, no entanto tendo em conta a anunciada alteração do CE não seria também de alterar a sinalização, caso melhorem o pavimento?

Jose disse...

Pois eu só posso falar da ciclovia que utilizava, sim que utilizava no passeio entre o Cais do Sodré e Belém. Deixei de utilizar devido ao perigo constante que era, andar-me a desviar das pessoas que passeavam, atravessavam essas ciclovias a pé. Mas tb devido as irregularidades é aconselhável andar apenas com bicicleta de BTT! Ainda ha muito a melhorar... tem de ser aos poucos!

Filipe Melo Sousa disse...

ahhh!! Agora sim o ciclista mostrou a sua verdadeira face. Quer ocupar os passeios e usar a campainha a toda a hora para fazer dispersar os peões.

Este blog tem fetiches de Amsterdão! Por isso toca a copiar os ciclistas burgessos como há por lá!

Anónimo disse...

Sr Filipe de Sousa,
Não será o José das 9.38 e o Sr a mesma pessoa..?
Sim porque de todos os ciclistas que conheço nem um utiliza o passeio dos peões.

Filipe Melo Sousa disse...

Sr. anónimo, leia o que eu escrevo. O que os ciclistas querem fazer é:

"ocupar os passeios e usar a campainha a toda a hora para fazer dispersar os peões"

Como sabe, os ciclistas acham que têm o direito de ocupar o espaço público, quer dos peões, quer as rodovias. Se reparar, todas as cilovias que foram criadas foram roubadas a lugares de estacionamento, ou pintadas de vermelho em cima dos passeios.

E em Amsterdão, as ruas pedonais são por conta deles, a usar a campainha para fazer dispersar.

Anónimo disse...

Se reparar, todas as cilovias que foram criadas foram roubadas a lugares de estacionamento, ou pintadas de vermelho em cima dos passeios.
_____________________________

E onde é que as ciclovias deviam ser feitas..?
No meio da estrada..?
Haja Bom senso!

Fernando Cardoso disse...

Caro Blog Cidadania LX,

Deixo aqui o meu contributo de alguma forma relacionado com este assunto:
http://minutoacessivel.blogspot.co.uk/2013/07/passeios-de-ninguem.html

Abraço