18/02/2013

Very Typical ...


Num final de tarde recente, quando regressava a casa pela Rua do Ouro, deparei-me com mais uma loja de "recuerdos", desta feita na esquina com a Rua da Assunção frente ao "Grandella".

Pensei: Bom ... é desta que vou investir umas horas para tirar a limpo quantas lojas destas existem na baixa. E foi o que fiz.

Lisboa, 2013...


Em plena Baixa...


Há (mesmo) uma onda...


De lojas "very typical..."



Tudo isto era capaz de ter alguma piada se esta "onda" (*) não fosse tão intrusiva quão destrutiva.

Não poucas vezes "só damos valor ao que temos quando o perdemos". Foi o caso da botica A. J. Pinto (R. S. João da Praça, Alfama) que antes de ser "assim" era, até há poucos meses, a pequena farmácia "Nacional" e da qual infelizmente não retive uma fotografia que lhe faça justiça para a memória colectiva.

Mas adiante.

Esta "onda" evidencia um vazio de iniciativa, oferta e provavelmente recursos (!) que está a ser aproveitado da pior maneira. Por onde anda a CML? Por onde andamos nós? Para onde vamos? É que ainda há muita loja por (re)ocupar ...



(*) Na área que assinalei a amarelo, registei 55 lojas/quiosques de recordações "made in ... lá fora"

4 comentários:

Julio Amorim disse...

Excelente iniciativa Paulo Nunes !

João Barreta disse...

Ainda estará para "nascer" o primeiro Executivo Camarário (em Portugal)que tenha (ou queira vir a ter) política pública para o Comércio. Chamem-lhe Planeamento, Ordenamento ou qualquer outra "coisa", mas bastaria tão só que na próxima campanha eleitoral alguém "puxasse" para a ordem do dia a necessidade de verdadeiros Planos de Ação Comercial para as cidades!!!!! João Barreta

Anónimo disse...

Excelente trabalho parabens

Anónimo disse...

Entre este e o típico estabelecimento comercial do tuginha revestido a alumínio com toldos feios e sujos, plantas em vasos na entrada que estão mais mortas que vivas e restante parafernália saloia... venha o Diabo e escolha..