28/02/2013

Parabéns, S.O.S. AZULEJO! 5 Anos em defesa do Património Azulejar


Exmos. Senhores


No dia em que o projecto S.O.S. AZULEJO celebra 5 anos de existência, o Fórum Cidadania Lx não podia deixar de vos dar os parabéns pelo trabalho desenvolvido em defesa do nosso património azulejar.

Como sabemos, ainda há muito a fazer para que a sociedade portuguesa esteja preparada para, técnica e culturalmente, saber como salvaguardar, cuidar e apreciar o Azulejo.

Nesta data simbólica escolhemos, de entre os inúmeros atentados ao azulejo que observamos diariamente por toda a capital, um caso paradigmático dos desafios que temos pela frente:

Na RUA DA PALMA, nº 288, foram aplicados, com parafusos, 3 grandes painéis publicitários sobre a fachada de azulejo do prédio (registado na Carta Municipal do Património anexa ao PDM). Os referidos reclames foram, certamente, colocados sem licença da CML, como já vai sendo habitual. O facto deste tipo de situação ainda ocorrer, em pleno centro da capital - e apenas a 50 metros do Gabinete do Sr. Presidente da Câmara Municipal - é prova mais do que suficiente da desconsideração por que passa este tipo de património. Esperamos que este nosso alerta contribua para a reposição da legalidade e a redução dos danos patrimoniais já causados a estes azulejos.

Fazemos votos de continuação do bom trabalho em defesa desta forma de arte tão intimamente ligada à identidade cultural de Portugal, e de Lisboa em particular.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Bernardo Ferreira de Carvalho, João Mineiro, Luís Marques da Silva, Virgílio Marques, Júlio Amorim, Ana Alves de Sousa, Nuno Caiado

CC: CML, AML, PISAL, DGPC

Sem comentários: