20/02/2013

Insiste, insiste, flecte, flecte...


Na semana passada a Oposição parece que se recusou a discutir esta proposta bem como a da operação referente aos lotes, mas ei-la de volta. Pode ser que alguem, entretanto, resolva ir ao w.c. na exacta hora em que se discuta a proposta e assim não a vote e ela passe, ou, outra qualquer solução mais engenhosa seja entretanto congeminada por quem de direito, afinal trata-se agora (dia 20) de uma reunião privada e, afinal, ainda, estamos perante um projecto de interesse "excepcional".

«EDITAL Nº. /2013
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA PRIVADA

ORDEM DE TRABALHOS
1 - Proposta n.º 63/2013 (Subscrita pelo Sr. Vereador Manuel Salgado) Aprovar o interesse excecional da intervenção “Centro de Artes” da Fundação EDP, e abrir período de debate público, nos termos da proposta;...»

TEXTO EDITADO:

A juntar às questões dos terrenos e da violação ou não do PDM, sob o ponto de vista patrimonial e, portanto, sujeito a parecer vinculativo da DGPC é saber se: 1. O projecto viola a ZEP da Central Tejo, IIP. 2. O projecto danifica a parte subterrânea desse IIP e, portanto, mutila um bem classificado. Se violar quer 1. quer 2. pois o parecer da DGPC so poderá ser um: CHUMBO.

13 comentários:

Anónimo disse...

"Aprovar o interesse excepcional da intervenção"

Ahahaha... Aqui a excepção já anulou a regra há muito tempo.
É uma tristeza...
Como é que uma cidade como Lisboa com características únicas como a sua historia, património, localização e estrutura geográfica, clima está cada vez mais degradada, sem qualidade de vida, uma cidade cada vez mais suja, sufocante, descaracterizante, pacóvia e sem graça.
Ainda durante o mês passado regressei de Paris e fiquei embasbacada com o estado de preservação dos bairros típicos desde Marais, Montmartre, Bastille
Nem um edifício descaracterizante, aqui eles não brincam!
Chego a Lisboa, entro pela Avenida da Republica (A Avenida da Especulação Imobiliária) e começo logo a ficar deprimida!

Como se não bastasse agora leio que querem seguir a mesma política de construção na frente rio uma das poucas áreas de Lisboa que ainda preserva e oferece um pouco de qualidade de vida aos seus cidadãos!

Anónimo disse...

NOJO!
O QUE ESTÃO A FAZER A LISBOA!

Por favor vejam este video a partir do minuto 9:35 até ao minuto 10:49

http://www.youtube.com/watch?v=hdyN4yVHk6o

Há já muito tempo que algo está mal!

Anónimo disse...

A EDP faria um serviço muito mais útil e louvável se pegasse nesse dinheiro e ajudasse a dar alguma dignidade ao Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado) ou ao Palácio da Ajuda... Ou na reabilitação do espaço público da Baixa, no patrocínio da manutenção e limpeza dos elevadores constantemente "grafitados"... Enfim, tanta coisa que poderia fazer... Mecenato e serviço público com o proveito de ainda se promover ao fazê-lo... Mas isto é Portugal.

lmm disse...

Curioso, uma frente ribeirinha onde está um edifício volumoso e com mais de 30 metros de altura é caraterizada aqui como de grande qualidade e aprazível, e que não afeta em nada as vistas do rio. Mas se quisessem agora construir um edifício exatamente igual naquela zona, caso não existisse, o que não se diria..

Anónimo disse...

Caro Lmm,

não compreendo o teor da sua mensagem. Está a referir-se à Central Elétrica? Como sabe está lá há praticamente 100 anos, é um edifício protegido, teve uma função industrial que agora foi convertida a função cultural. Onde está a relação entre este edifício e a "coisa" nova que querem fazer ao lado?
Não lhe parece estranho que a EDP vá investir exatamente neste projeto enquanto aumenta o preço da eletricidade que, dizem por lá, ser indispensável? Não acha estranho que com tantos projetos culturais a necessitar de financiamento, esta empresa decida investir em algo de gosto e utilidade mais que duvidosa?

Anónimo disse...

O melhor serviço à comunidade seria realmente utilizarem essas verbas para reabilitarem património com valor arquitectónico degradado em Lisboa,em vez desta glorificação bacoca com obras novas que violam os instrumentos urbanísticos.

Helena disse...

A E.D.P. se tem dinheiro a mais deve aplicá-lo na reabilitação de outros espaços e já agora e muito importante, baixe o preço da electricidade para famílias e empresas em vez de o gastar em mamarrachos!Idiotas!

lmm disse...

O anónimo das 3:24 não entendeu. O que quis dizer não tem a ver com este projeto, mas com o fato de de defender a Central Tejo (e muito bem) naquele lugar, mas se a Central não existisse e quisessem fazer um edifício igual agora naquela mesmo local, aposto que neste fórum ninguém deixaria de se levantar em indignação, usando argumentos para impedir a sua construção, que serviriam, na mesma moeda, para demolir a Central Tejo.

No primeiro comentário, critica-se a construção nova que impede o usufruto da frente ribeirinha...Mas já lá existe construção!

Anónimo disse...

Caro Lmm,

a sua mensagem continua tão criptica agora como a anterior.
A razão de ser da central elétrica e da sua defesa prende-se com o fato de já lá estar e, desta feita, há praticamente 100 anos.
Se não existisse não haveria nada a proteger, concorda?
Por que razão é que se haveria de construir algo como a central eletrica de Belem em 2013?
Pensa que a frente ribeirinha vê o seu usofruto afetado por esta construção mas não lhe parece que a continuar a construir-se na frente ribeirinha esse usofruto vai ser ainda mais limitado?
As questões pertinentes são: porquê construir-se "aquilo", e porquê ali; se há dinheiro para actividades culturais porque não gastá-las em coisas urgentes (museus miseráveis, monumentos em estado vergonhoso, etc...); se há dinheiro a sobrar porque aumentar as tarifas da eletricidade?
Sabe responder a alguma destas questões sem entrar em dialéticas desprovidas de sentido?

Anónimo disse...

Mais uma chinesice na cidade de Lisboa... Desta vez com mais propriedade... Depois do chamado futuro Museu dos Coches, ali bem perto, já tudo poderá ser possível. A Torre de Belém está mesmo a pedir um arranha-céus ali ao lado, quiçá estilo Casino de Las Vegas ou de Macau, para rimar com o novo Centro de Artes EDP... E porque não fazer coisas dessas ao longo de toda a frente ribeirinha? Lisboa ficaria muito mais fashion e cool! Deixaria era de ser a Lisboa de outras eras... Mas isso o que é que interessa?
José Honorato Ferreira

Anónimo disse...

INM disse:

No primeiro comentário, critica-se a construção nova que impede o usufruto da frente ribeirinha...Mas já lá existe construção!
_________________________________

Humm...?

Eu sou o autor do primeiro comentário e o que você diz não faz qualquer sentido..

Sim de facto critiquei este novo projecto da EDP, só não entendo porque é que faz comparações despropositadas entre um edifício que por acaso representa o património do País na área industrial (e que eu nunca mencionei) com este projecto da EDP.
Insiste em relacionar a antiga central eléctrica que foi construído à cem anos, quando nem os meus pais estavam vivos com este projecto...
Não desconverse!

Anónimo disse...

Imm disse:

"mas se a Central não existisse e quisessem fazer um edifício igual agora naquela mesmo local, aposto que neste fórum ninguém deixaria de se levantar em indignação, usando argumentos para impedir a sua construção, que serviriam, na mesma moeda, para demolir a Central Tejo."
__________________________________

Agora já esta a supor e a argumentar com o já gasto "SE..." peço desculpa mas o meu raciocínio não se baseia em se...

Mas se seguíssemos o seu pensamento concluíamos então que: No seu raciocínio os membros deste forum nunca defenderiam a construção do Padrão dos Descobrimentos, ora acho que os utilizadores deste forum nunca tomariam tal atitude pelo que o monumento representa ao contrario do projecto da EDP!
Tenha ao menos Bom Senso!

Anónimo disse...

From China with disrespect...