05/02/2013

Obras jardim quartel da Graça estão a começar. Abatimento de muitos árvores

Fotos actualizadas do "antes" da obra:

E do "agora":


...

Chegado por e-mail:

«Muito bom dia

Eu estou a morar na Calçada do Monte, na Graça, e a minha janela olha em direção ao terreno do Quartel da Graça. O pasado Sábado já começou o abatimento de árvores e hoje de manhã vi que muitos mais árvores dos terrenos (horta) pertencentes ao Quartel da Graça (cedidos à Cámara Municipal) estão a ser abatidas.

Foi perguntar lá acima e um policia diz-me que a razão é que a CM começou as obras para o jardim nos terrenos do Quartel da Graça (já planeado há umos anos). Eu acho bem que o jardim vá ser criado mas o policia também diz que todos os árvores vão ser abatidos e depois novos árvores serão plantados (também palmeiras! ele diz... mas agora estão todas a morrer por causa do picudo vermelho!) . Eu acho que isso é um bocadinho absurdo porque já ha lá muitos e muito lindas árvores (limoeiros, amendoeiras, nogueiras...) e de certeza poderiam deixar-os lá e integrar no futuro jardim.

E também acho que é extranho que a CM não tém dito que as obras estão começar. Eu gostaria de perguntar aos senhores do Forum Cidadania LX se sabem qualquer coisa com respeito ào começo desta obra, ao abatimento massivo de árvores, duração.... porque não posso encontrar informação nenhuma.

Muito obrigado pela ajuda.

Com os melhores cumprimentos

Bruno C.»
...

Resposta:

«Caro Bruno C.

Antes de mais, bom dia e obrigado pelo seu alerta! A unica coisa que foi noticiada foi em 2010 - http://www.publico.pt/local/noticia/defesa-vende-convento-da-graca-para-hotel-e-camara-vai-construir-um-parque-urbano-1434596. E nessa ocasiao so se disse que ia ser aberto o espaço como parque. Nunca nos foi dado a ver qualquer projecto, alias.

Parece-me estranho que se faça um parque começando a abater arvores indiscriminadamente. Consegue-nos arranjar fotos do que se esta a passar?

Ja fizemos circular o seu alerta, esperemos que haja quem esclareça e, sobretudo, que se evite começar um parque por um deserto...»

4 comentários:

Anónimo disse...

Novidades?

Xico205 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge disse...

Pelas fotos enviadas pelo Bruno, sou praticamente vizinho do lado e tenho também assistido ao desenrolar das obras.

Há que dar o benefício da dúvida. O terreno está a ser limpo e é normal que neste período transitório tudo tenha um aspecto pior do que quando o terreno estava baldio. Também não apelidaria isto de abate indiscriminado de árvores. Fora retiradas algumas árvores da rampa de acesso, o que julgo que virá da necessidade de colocar ali um muro de retenção do terreno. Lembremos-nos que há cerca de 2 anos houve um deslizamento de terras a pouco mais de 500 metros deste local. Observei, e ainda observo, vários técnicos a fazer perfurações e medições ao comportamento geológico da área.

Neste momento estão a demolir algumas construções que existiam no terreno, e algumas das árvores de porte mais pequeno foram removidas. Há também sinais de construção de estruturas de retenção (ferros para cofragens) junto ao quartel e que julgo que serão transportadas para a parte de baixo do jardim.

A meu ver, tudo está dentro da normalidade e mal posso esperar pela abertura do jardim.

Anónimo disse...

Encontrei este forum porque vi estas obras e fiquei chocado que nao haja qualquer indicação do que se passa (pelo menos do lado da damasceno monteiro)... Nao ha qualquer aviso de obras, nao ha nada, 0.
Alem das obras que se vêm na parte de baixo ha tambem construção no quartel em si... de novo, sem qualquer aviso de obras.. é inaceitavel.