01/03/2013

Muita atenção ao quiosque Arte Nova da Estrela!!

Exmo. Sr. Nuno Ferro,
Presidente da Junta de Freguesia da Lapa


Congratulámo-nos em tempo oportuno com os desenvolvimentos que conduziram ao resgate pela CML do quiosque Arte Nova, sito no Jardim da Burra, e renovamos o nosso apoio a todas as iniciativas que conduzam ao seu rápido restauro, bem como à sua reabertura.

Confessamos, no entanto, a nossa preocupação não só pelo anúncio de remoção do quiosque, de forma "temporária", como pela anunciada preservação dos seus elementos arquitectónicos de "maior interesse".

Com efeito, temos verificado que ao longo dos anos muitas das peças do "mobiliário urbano" da nossa cidade que têm sido removidas pela CML provisoriamente acabam por nunca mais regressar ao seu local de origem; como muito do restauro de elementos de "maior interesse" se tem pautado pela destruição evidente de património. .

Reafirmamos ainda que este quiosque faz parte do conjunto patrimonial da Estrela, pelo que se impõe não só que o seu restauro seja cuidado e o preserve integralmente como peça Arte Nova una que ainda é, como o mesmo se deve manter no Jardim da Burra.

Colocamo-nos à inteira disposição da Junta de Freguesia da Lapa e da CML para ajudar no que nos for possível.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Fernando Jorge e Luis Marques da Silva

5 comentários:

Julio Amorim disse...

Os elementos de "maior interesse" são todos os materiais e formas de origem deste quiosque. O que já não se pode aproveitar, substitui-se por igual....é simples!!


Anónimo disse...

se o sr. Nuno Ferro usar metade da diligência que usou para fazer com que estacionamento num certo passeio na lapa passasse a ser legal de certeza que nada acontecerá com o quiosque.

Anónimo disse...

E o Jardim 5 de Outubro?
(Se o podemos chamar assim pois de jardim tem muito pouco...)

Aquele pequeno espaço verde que se encontra por detrás do quiosque.
Também precisa urgentemente de uma requalificação!
Aquilo parece duas horta de plantas com um passeio atravessado entre elas..
Inspirem-se no jardim das Amoreiras!

Anónimo disse...

Queremos explicações!
Este quiosque é para recuperar!
Não é para desaparecer e nunca mais voltar como tantos outros mobiliários urbanos de traça Lisboeta!
Enviem todos um email a Câmara e a Junta!

ié-ié disse...

No local, está anunciada a recolocação do quiosque recuperado (com duas novas esplanadas) para o próximo mês de Novembro 8de 2013).

LPA