03/11/2006

Loteamento triplica o número de fogos


In Jornal de Notícias (3/11/2006)
Gina Pereira

"Empreendimento situa-se nos terrenos do antigo colégio marista

A Oposição contestou, ontem, a decisão da maioria PSD/CDS-PP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) de aprovar uma proposta de alteração ao alvará de loteamento dos terrenos do antigo colégio dos Maristas, à Rua da Artilharia Um, em Lisboa, aprovado por unanimidade em 2002. A alteração, aprovada com os votos contra do PS e do BE e a abstenção do PCP, prevê a alteração das anteriores tipologias (de T2 a T4) para T0 e T1, aumentando de 142 para 455 (mais do triplo) o número de fogos, confirmou a vereadora do Urbanismo, Gabriela Seara.

"É um crime que se vai fazer à cidade. Esta aprovação é uma violência para aquela zona", acusou Dias Baptista, do PS, considerando que a alteração "aumenta exponencialmente" a densificação. "Queremos que Lisboa tenha mais habitantes, mas não faz sentido esta densidade", disse, preocupado com os impactos que o crescimento vai ter, nomeadamente em termos de tráfego.

"Um erro urbanístico", afirmou Sá Fernandes, do BE, considerando que "este é o pior urbanismo que se tem feito em Portugal nos últimos anos". A Oposição votou contra um pedido de informação prévia para uma operação de loteamento na Avenida Infante D. Henrique e Rua da Centieira, onde deverão ser construídos prédios de oito pisos. Contesta esta aprovação, numa altura em que a vereadora do Urbanismo se compromete a apresentar, na próxima reunião pública, um conjunto de planos para a zona oriental
."

Este é o famigerado e conhecido projecto para Campolide, cujo promotor é, segundo se sabe, João Pereira Coutinho, que já deu bastante notícia há anos e que volta novamente, mas desta vez com um aumento inacreditável da volumetria, quase que triplicando o número de fogos, como se isso fosse um pormenor menor.

Mas há coisas ainda mais incríveis como o facto de no projecto se não ter considerado a mancha verde como tal ... elucidativo, não é?

PF

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros Amigos:
Parece me que antes de escrever qq coisa a este respeito se imformem :
1-Quem é o promotor
2-o que é o projecto de Campolide(parece me a mim que nao e este)
3- esta aprovaçao nada mexe com a volumetria anterior aprovada pela CML apena redefine um projecto para o mercado actual , visto a cml ter demorado anos a fim .
4-logo, sugiro que de novo se integrem do projecto antes de falar
Mais uma vez nao consigo entender esta vossa politica q espera pelas aprovaçoes para falar....
Assim mais vale estarem calados....
PETER
PETER