03/07/2007

Criado o Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades


A TAPADA DAS NECESSIDADES. UM POUCO DE HISTÓRIA

A Tapada das Necessidades é um espaço público de rara beleza situado na Freguesia dos Prazeres, em Lisboa. Trata-se de uma zona de Reserva Florestal Nacional, murada, com uma área de 10 hectares, adstrita ao antigo Convento e Palácio das Necessidades onde, desde 1916 se encontra instalado o Ministério dos Negócios Estrangeiros, classificado, bem como a Zona Especial de Protecção, da qual faz parte integrante a Tapada, como imóvel de Interesse Público, desde 1983.

A existência da Tapada data de 1604. Em 1742, D. João V manda construir uma ermida maior, um convento e um palácio para sua residência, por aquisição de terras agrícolas circundantes. Em 1843, D.Fernando II mandou redesenhar o jardim transformando a zona de hortas em jardim inglês, tarefa executada por Bonard. Em 1855-1861, D. Pedro V (séc. XIX) manda construir a estufa circular e o Rei D. Carlos (finais do séc. XIX), manda construir um campo de ténis e o pavilhão, conhecido por Casa do Regalo, que serviu de atelier de pintura da Rainha D. Amélia.

ESTADO ACTUAL DA TAPADA DAS NECESSIDADES

Presentemente a Tapada das Necessidades é gerida por um conjunto de organismos oficiais: Ministério da Agricultura, Ministério dos Negócios Estrangeiros, Ministério da Defesa Nacional e Câmara Municipal de Lisboa. Não obstante, encontra-se bastante degradada nomeadamente no que diz respeito aos caminhos, lagos e fontanários, estatuária e edifícios. Para além deste estado de degradação a Tapada enfrenta também outros perigos que podem ser identificados por quem a visita.

De facto, tais agressões começaram em 1974 com a destruição do antigo Picadeiro Real para aí ser construído o edifício do Instituto de Defesa Nacional.

Em 2003, o IPPAR autorizou a construção do Parque de Estacionamento Provisório do Instituto de Defesa Nacional em terrenos da Tapada das Necessidades. Este Parque de Estacionamento que embora provisório corre o risco de se tornar definitivo, tem vindo a permitir o estacionamento dentro da Tapada, ao longo dos seus arruamentos.

Em 2007, o antigo Presidente da República Portuguesa, Dr Jorge Sampaio, ocupou para seu uso pessoal o antigo atelier de pintura da Raínha D. Amélia, a Casa do Regalo, entretanto sujeito a obras de adaptação de gosto duvidoso e pouco condizente com o espírito da Tapada.

PORQUÊ O GRUPO DOS AMIGOS DA TAPADA DAS NECESSIDADES E QUAIS AS SUAS FINALIDADES

Preocupados com esta situação e procurando estar atentos e interventivos em tudo o que diga respeito à salvaguarda da Tapada das Necessidades, um conjunto de Cidadãos em nome individual, Colectividades de Cultura e Recreio e Associações Ambientalistas com sede na Freguesia dos Prazeres, julgaram por bem dar início ao Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades, aberto a todos os que sintam a necessidade de proteger valores culturais e naturais em Portugal.

Tem por finalidade este Grupo agora formado:

Colaborar activamente na recuperação da tapada, tendo sempre em conta que esta deve manter as características românticas que presidiram à sua criação e permanecem ainda hoje. Esta acção deve incidir nomeadamente no arranjo dos caminhos, lagos e fontanários, estatuária e edifícios, nos quais se inclui a estufa circular, para a qual se sugere que volte a desempenhar as funções para que foi criada, pensando-se na possibilidade de venda ao público dos exempares não necessários para a Tapada;

Promover a divulgação da Tapada por meio de colóquios, visitas de estudo guiadas, edição de um desdobrável e outros meios julgados adequados;

Colaborar na organização de espectáculos culturais que pelas suas características não exerçam pressão sobre o ecossistema sensível da Tapada;

Estudar e decidir sobre todas as propostas de actuação para benefício da Tapada e valorização cultural dos lisboetas que forem presentes ao Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades.

João Pinto soares

3 comentários:

Susana Neves disse...

Bonita iniciativa, convém é verificar antes de entrar se ainda há cães que mordem.

Filipe Diaz disse...

Tendo ontem verificado in loco que o estado de degradação da Tapada se agrava de dia para dia... como podemos aderir ao Grupo de Amigos?

Anónimo disse...

salvem a Tapada das Necessidades!