08/10/2008

Orçamento Participativo

Tem inicio hoje e estende-se até dia 24 a 1ª fase do Orçamento Participativo em www.cm-lisboa.pt/op

1 comentário:

Anónimo disse...

Nao sei quem foi o autor desta ideia.mas ´´e de louvar.
Quanto ao orçamento n~~ao o conheço.A nossa opin~~ao tamb´´em de nada vale pos o orçamento j´´a est´´a aprovada h´´a muito tempo.Para mim os politicos nao me merecem qualquer tipo de confiança ou sequer respeito. Quando para eles se arrogam no direito de a si proprios se atibuirem regalias emordomias que rejeitam para o povo. Quando o unico direiro que nos ´´e reconhecido e que eles fazem questao de que nos exerçamos, que ´´e o voto,e o voto porqu^^e? Porque lhes interessa e quando interessa aos politicos nao interessa ao povo. Democracia para quem? para os politicos que ao fim de alguns anos na politica reformam-se com chorudas reformas e depois ainda vao trabalhar para uma empresa publica a ganhar mais alguns milhoes. Isto ´e democracia. Quando um povo elege para seu epresentante um corrupto porque n~~ao tem alternativa,democracia e´´ quando um povo tem alternativas. Neste sistema politico em que vivemos (sistema corrupto) independentemente do povo votar ou nao os politicos sao sempre eleitos pelos seus proprios votos. Isto ´´e democracia. Quando na comunicaç~~ao social saem noticias de que um determinado partido recebeu chorudas luvas por terem abatido sobreiros e nada lhes acontece, isto, sim,´´e democracia. Quando o TC pergunta pelo paradeiro de centenas de milhoes de euros e ps politicos nada fazem e ate acham normal, isto ´´e democracia. Quando o PR ganha um chorudo ordenado a juntar aos rendimentos que tem em comparaç~~ao com as reformas miseraveis que os portugueses au ferem,isto ´´e democracia. Quando determinadas inteligencias dizem que os deputados ganham pouco, isso ´´e uma afronta aos milhoes de portugueses que pouco t^^em, mas isto ´´e demcracia. Quando os senhores deputados aprovam o c´´odigo do trabalho, os mesmos que o aprovam estando na oposiç~~ao votariam contra. isto ´´e democracia.
Quando os senhores deputados est~~ao sujeitos ``a tirania da disciplina partd´´aria, sendo obrigados a votar contra a sua propria consciencia, isto ´´e que ´´e a verdadeira democracia participativa.
Quando um sistema permite dar mais de um milh~~ao de euros de retroactivos de refrma a quem n~~ao precisa, sto ´´e democracia.
Quando a actual ceise financeira ´´e provocada pelos que qctuqlmente ocupam os lugares cimeiros dos bancos e ninguem os responsabilza e continuam a auferir chorudos ordenados, isto ´´e democracia.
Quando um governo decide dar o 13º m^^es de abono de familia (umas migalhas, porque isto n~~ao tira ningu´´em da mis´´eria) e o governo ´´e acusado de eleitoralismo e logo desmentido como se o povo fosse todo est´´upido, isto ´´e democracia.
Quando este pais esta quase todo queimado, n~~ao se faz a reflorestaç~~ao, em locais onde nunca se devia permitir construir, ainda acham que o pais devia crescer, isto ´´e domcracia.
Quando existem centenas de milhares de desempregados e o pais tem recursos suficientes para que todos trabalhem ganhar no m´´inimo o ornado minimo (´´e claro que n~~ao podia haver pessoas a ganhar centenas de milhares de euros por mes) contribuindo assim para resolver o d´´efice dascontas p´´ublicas, acabar com o credito mal parado, onde todos chegavam ao fim do m^^es e sabiam aquilo que tinham e com o que podiam contar. Isto n~~ao ´´e utopia, depende apenas da vontade politica. Deviam logo começar por quem tem segundos,terceiros... empregos. A começar por a´´i eram logo criados mlhares de postos de trabalho, o que ´´e que os politicos fazem? apoiam uma politica de despedimentos onde o trabalhador vai trabalhare d dncontra o seu posto de trabalho encerrado, e nada acontece ao empregador. Mas se o trabalhador ocupar o seu posto de trabalho para o defender, ´´e logo chamada a policia de intervençao, esta ´´e que ´´ea democracia dos politicos e dos patroes.
...................................
Na~~o sei se alguem vai ler isto, mas agora vou fazer um comentariosobre o orçamento que n~~ao conheço.
Por aquilo que j´´a ouvi a camara quer fazer uma intervenç~~ao na zona ribeirinha onde vai gastar centenas de milhoes de euros. Se a camara esta falida para qu^^e gastar tantos milhoes cujos resultados s~~ao duvidosos? Desfazer aquilo que j´´a foi feito?´´E a mesma coisa que andar a contratar empresas privadas para fazer aquilo que os actuais trabalhadores da camara podem fazer, mais barato e melhor. Mas isto n~~ao interessa aos politicos. Aoa politicos interessa gastar, gastar... Se fossem politicos responsaveis, se houvesse uma efectiva responsabilizaç~~ao pelos actos que praticam, nomeadamente endividarem os contribuintes para continuarem no poder, nada do que se esta a passar na camara acontecia. Quantos milhoes de euros a camara paga de juros pela divida que tem. Esses milhoes investidos dava para faer o que? E mais n~~ao digo porque j´´a estou a ficar cansado e revoltado com estes politicos, porque n´´os povo, n~~ao temos alternativa: ou eles ou eles.