06/06/2009

Casal Ventoso dá lugar a novo jardim

O presidente da Câmara de Lisboa esteve esta sexta-feira no lançamento da obra do Parque Urbano da Encosta de Alcântara/Casal Ventoso. Numa área em tempos esteve ocupada por toxicodependentes, vão ser plantadas 611 árvores.

A encosta do Casal Ventoso está a entrar agora numa nova fase de requalificação. Em cerca de 3,5 hectares onde só existem terra e vestígios de elementos habitacionais degradados e demolidos, deverá nascer uma zona verde e arborizada com 611 árvores como pinheiros ou carvalhos e mais de 16 mil arbustos.

A intervenção pretende ainda assegurar as ligações funcionais e pedonais entre o empreendimento PER Ceuta Norte, o Centro Social do Casal Ventoso e o núcleo urbano consolidado da freguesia de Santo Condestável.

Para tal, o projecto prevê a construção de três conjuntos de escadarias e uma rampa, a estabilização de diversas zonas da encosta com recurso a pregagens e aplicação de betão, a construção daquilo que a autarquia designa como "zonas de contemplação" e a aplicação de vedações, paliçadas e mobiliário urbano decorativo, bem como a execução de uma rede de iluminação pública exterior.

A obra tem um orçamento de 660 mil euros e deverá estar concluída em 100 dias.

"É uma obra que se insere num conjunto vasto de intervenções que estão previstas ou em realização no conjunto deste vale", disse António Costa, presidente da Câmara.

O autarca frisou que este novo parque urbano "é um projecto indispensável para que o conjunto destes intervenções não sejam peças isoladas na requalificação" de toda aquela zona, algo que "vai revolucionar o vale".

Neste sentido, António Costa anunciou também que o plano de urbanização de Alcântara "já está em conclusão e em condições de ser colocado pela Câmara em aquisição pública no final deste mês" garantindo que o projecto "favorecerá a devolução da cidade ao rio" .

O presidente da Câmara de Lisboa disse que também está a ser estudado um projecto para resolver a situação de abandono em que se encontra a piscina Baptista Pereira no Bairro do Loureiro. "Infelizmente o projecto não permitirá o seu reaproveitamento como piscina", disse, salvaguardando, contudo, que no mesmo local irá nascer "um diferente equipamento desportivo".

Ao mesmo tempo, António Costa deixou como garantida a abertura da piscina de Campo de Ourique.

O vale vai sofrer também intervenções no Bairro da Liberdade, nomeadamente ao nível da reflorestação da mancha verde do Parque de Monsanto.

In JN

4 comentários:

Anónimo disse...

São «projectos».

São coisas que «estão previstas».

É propaganda eleitoral para enganar parolos.

Anónimo disse...

Porque é que as piscinas nãO PODEM SER UTILIZADAS COMO PISCINAS? Ainda há quem queira votar no Sacana Lopes!!!!!! Cidade de broncos!

JT disse...

100 dias?

Anónimo disse...

eu acho que vai ser cumprido este projecto, pois já os vi a plantarem árvores e as escadarias e rampas já estão a ser feitas