Embora todas as cidades se deparem com o problema do estacionamento, muitas têm sido as soluções para este problema. Num extremo temos cidades como Tóquio e até Bombaim (!) onde os residentes têm de provar que possuiem um lugar de estacionamento fora das ruas para poder comprar um automóvel. A solução intermédia, que acontece em quase todas as cidades europeias, é obrigar os residentes a pagar uma quantia - tipicamente de 50€ a 200€ anuais - pelos poucos lugares disponíveis para desincentivar a posse de automóvel e incentivar o uso de estacionamento particular. Algumas cidades, como Amesterdão, têm um número fixo de licenças de estacionamento para residentes o que obriga por vezes a esperas de vários anos para obter um lugar pago na rua.
No outro extremo temos Lisboa onde se parte do estranho pressuposto de que cabe à Câmara arranjar estacionamento para os residentes e não-residentes. Por cá ou não há controlo, ou os residentes podem estacionar (quase) gratuitamente. A esta permissividade junta-se o facto de Lisboa ser provavelmente a cidade europeia com mais estacionamento na via pública por km² na Europa. Para lá chegarmos foram foram arrancadas árvores, reduzidos passeios e transformados outros espaços pedonais em estacionamento (ex. corredor central nas Avenidas Novas em Lisboa).
Mas não estamos sós. O presidente da Câmara de Constanţa - uma cidade média turística na costa romena - decidiu atirar a lei que obriga os passeios a ter 1,5m de largura às urtigas. Vai assim proceder à sua redução até 1m (melhor que Lisboa) para aumentar a oferta de estacionamento. Vai ainda arrancar as árvores nos passeios (replantando-as noutros locais) com o mesmo objectivo.
14 comentários:
"se parte do estranho pressuposto de que cabe à Câmara arranjar estacionamento para os residentes e não-residentes." -> exactamente! Vejam-se alguns dos posts deste mesmo blog em que moradores exigem lugares de estacionamento como se estivessem a falar de um sistema de sáude ou educação para os filhos...
Porquê que Bombaim está com um ponto de exclamação?
Mete a um canto a maioria das cidades da Europa em termos de desenvolvimento tecnológico. Já não falta muito para a India ser uma potência mundial.
Tristes e atrasados europeus que andam por este blog que acham que a Europa ainda é a zona do Mundo mais evoluída. Enquanto os outros evoluem, os europeus olham para o seu passado e acham que ainda são uma referência mundial. Mas o resto do Mundo vê a Europa apenas como um cliente dos seus produtos.
na minha zona, pelo menos na Rua dos Poiais de São Bento os passeios estão a ser alargados! na verdade o chamado "Plano de Mobilidade das Mercês e do Poço dos Negros" que previa o alargamento dos passeios já estava aprovado há muitos anos. parece que finalmente está a arrancar!
Pois na freguesia de Santiago, ao Castelo, querem fazer o oposto. A Junta de Freguesia quer reduzir um passeio no Largo dos Loios para criar mais estacionamento! E só ainda não foi feito porque não há euros.
Também a Junta de Freguesia de São João de Deus tem projectos para cortar passeios, com o objectivo (insustentável) de criar mais lugares de estacionamento à superfície, na Av. João Crisóstomo(do nº 1 ao 6).
atenção esse xico205 tem aparecido noutros foruns a dizer que era normal estacionar em cima de passadeiras e passeios e que era normal passeios pequenos para criar mais estacionamento. Esse xico é o paradigma do atraso mental tuga, tenham cuidado, é daqueles que usa o carro da casa de banho à casa de estar
Primeiro, gostava de saber porquê que este blog deixou de aceitar comentarios automaticamente? Penso ter sido para evitar insultos entre comentarios, logo gostava de saber porque é que o comentario das 8;52AM foi aprovado?
Segundo, maior atrasado mental é aquele que se esconde atras de anónimo e não percebeu que eu disse que estacionar em passeios ou passadeiras é situação de RECURSO e só quando não afecta os peões (passeios com largura superior a 6 metros (por exemplo no passeio norte do Campo Pequeno) e passadeiras com tamanho superior 6 metros onde o fluxo de peões é minimo (ex: Olivais)!
Terceiro, defendo sim que em zonas onde os passeios são enormes e não têm tanto trafego de peões, sejam reduzidos para dar mais lugar a estacionamento. Assim como defendo que em zonas que não têm assim tanto trafego automovel e tenham de peões ou carência de estacionamento, que se corte faixas de rodagem para aumento de passeios e/ou estacionamento consoante as necessidades. A Av. 24 de Julho é um bom exemplo.
É sempre bom saber que nem com a Roménia nos podemos comparar (sem qualquer desprimor para com este nosso companheiro de "cauda" da UE) :)
Às Câmaras cabe o ordenamento e fiscalização do espaço público. Naturalmente não se lhes pode exigir lugares de estacionamento para todos, mas também não lhes ficará mal trabalhar na solução do problema, até porque é uma questão de ordenamento do espaço público.
No entanto, à boa maneira portuguesa, atiramos sempre para cima dos outros a responsabilidade das coisas.
Quando sujamos a rua, esperamos sempre que a Câmara vá limpar e condenamo-la quando não o faz.
Quando estacionamos em qualquer lado, de qualquer maneira, sem o mínimo de consideração pelos outros, é com a mesma desculpa, a de que a Câmara não arranja espaço.
Finalizo com uma reclamação de um munícipe, numa das reuniões descentralizadas organizadas pela CML no mandato anterior, que dizia que na sua família de 4 pessoas possuiam 5 carros e que achava um que os beneficios do dístico de residente só fossem extensíveis ao 1º ou 2º carro.
Tenho pena que não tenham aprovado o meu ultimo comentario a responder ao anonimo.
No entanto faço aqui outra tentativa de resposta:
O que diz faz tanto sentido que o que não falta por este blog são comentarios meus nos posts de transportes publicos.
Tomara você dar tanto uso ao seu passe como eu dou ao meu. Se alguem usar as viagens registadas no meu passe como caso de estudo, pode ter a certeza que os passes sobem de preço.
Xico205,
por acaso não fui eu (o autor do post) a eliminar o comentário, mas poderia ter sido.
Relembro que este blog tem um um código de etiqueta, disponível aqui
http://cidadanialx.tripod.com/NetEtiquetaCidLx.pdf
que não permite insultos e palavrões como existiam no comentário apagado.
O comentario apagado das 4:26PM, acabou por ser publicado após eu me queixar na segunda vez e já depois de publicado o comentario do Luis Alexandre, e como se pode ver não tem nenhum insulto ou palavrão.
Está a tentar dar uma má imagem de mim porquê Miguel carvalho? Sabe perfeitamente que o comentario que eu me referia acabou por ser aprovado, é o das 4:26PM.
O seu comentario não faz qualquer sentido.
Oops,
apenas tinha o comentário na minha inbox e não o encontrei aqui. Julguei que alguém tivesse apagado.
De qualquer modo, Xico205 deixe-se de piadinhas sobre a aprovação dos seus comentários. Esta não lhe correu bem.
Eu não estou com piada nenhuma, estava a referir um facto. Obrigado à mesma.
Enviar um comentário