Dr. António Costa
Serve a presente para lançar à Câmara Municipal de Lisboa o desafio de aderir à iniciativa ambiental 10:10.
O 10:10 é uma iniciativa global, mantida em vários países e tem um objectivo simples e eficaz: todos os sectores da sociedade (pessoas, escolas, empresas, organizações, câmaras municipais, governo, etc.) comprometem-se a cortar as suas emissões de CO2 em 10% durante um ano.
Várias câmaras municipais estrangeiras já aderiram ao projecto, como por exemplo Oslo e Bordéus, e centenas de cidades britânicas cobrindo 43% da população britânica, de Birmingham a Manchester, Brighton, Bristol, Oxford, Newcastle, etc. A inscrição mais recente foi a do recém-eleito governo britânico que, no seu primeiro anúncio depois de tomar o poder, assumiu o compromisso a cumprir a meta do 10:10 entre as metas prioritárias do seu mandato [1]
Entre nós, apesar de recém-nascido, o 10:10 Portugal vai a caminho das mil pessoas inscritas, conta já com várias empresas inscritas e é parceiro oficial do programa nacional Eco-escolas. O site da iniciativa é este: http://1010.pt.
E uma vez que a CML assinou em 2009 o pacto europeu para reduzir as suas emissões em 20% até 2020 (http://www.eumayors.eu/) e assume a sustentabilidade ambiental como factor chave da sua política de longo prazo (vide a Estratégia Energético-Ambiental para Lisboa), pensamos que ao aderir a esta iniciativa a CML terá a oportunidade para abraçar um compromisso concreto e imediato no caminho da cidade mais sustentável e amiga do ambiente por que todos pugnamos.
Por outro lado, uma inscrição da CML servirá de inspiração a muitos outros sectores da cidade -juntas de freguesia, empresas municipais, munícipes, escolas, universidades, empresas – e do país, por ser a primeira câmara municipal a fazê-lo.
Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos.
João Pedro Barreto, Paulo Ferrero, Fernando Jorge, Luís Serpa, José Morais Arnaud, Pedro Janarra, Carlos Leite de Sousa, Diogo Moura, João Leonardo, João Chambers, Virgílio Marques, Jorge Pinto, Miguel Atanásio Carvalho, Carlos Matos, Nuno Franco, Alexandra Maia Mendonça, Ana Alves de Sousa, Ana Sartóris e Maria Helena Barreiros