02/07/2010

Autocarro da República dá a conhecer a Lisboa Republicana


In Site da CML

«O presidente da autarquia, António Costa, "apanhou" o Autocarro da República e passeou pela Lisboa Republicana, num percurso que ligou o Cais do Sodré ao Campo Pequeno. No trajecto, que teve lugar a 1 de Julho, passou por alguns dos mais de 150 locais identificados como tendo ligação directa ao período histórico da I República.

A bordo do Autocarro da República subiram, também, a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa, Simonetta Luz Afonso, a vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e o presidente da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva.

Existem inúmeros locais em Lisboa onde, muitas vezes, as pessoas passam sem saber que aquela rua, ou estátua, se relaciona com a I República. Assim, estes locais da Lisboa Republicana vão constar de um mapa a distribuir em várias zonas da cidade, nomeadamente nas lojas das Exposições do Centenário que se encontram na Cordoaria Nacional e no Terreiro do Paço.

Os pontos identificados no mapa incluem uma parte significativa da toponímia e estatuária associadas aos protagonistas do 5 de Outubro de 1910, e assinalam, também, o legado arquitectónico associado ao republicanismo, entre o qual se encontram escolas, associações e instituições centenárias ligadas a actividades económicas e comerciais. Este e outros roteiros vão estar disponíveis a partir de 1 de Julho no sítio Web “Roteiros Republicanos” em http://roteiros.centenariorepublica.pt.

Para António Costa, “esta é uma forma da cidade contar uma história, já que assinala a ligação íntima que Lisboa tem com a República”. “Graças ao espaço público é possível conviver-se com um vasto conjunto de figuras que marcam o Republicanismo Português”, concluiu o autarca.

O Autocarro da República é uma iniciativa desenvolvida em parceria entre a Câmara Municipal de Lisboa, a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e a Companhia Carris de Ferro de Lisboa que visa promover o conhecimento da história e do património da I República em Lisboa.

O projecto Autocarro da República disponibiliza a identificação de mais de 150 pontos de interesse localizados em Lisboa associados à história da I República e do Republicanismo, considerando a sua posição em relação com a rede de transportes da Carris.»

...

Muito sinceramente, gostava de ter presenciado o momento em que passaram pelas fachadas dos edifícios ora demolidos que foram do melhor que foi construído no séc. XX, autoria do vereador republicano Arq. Ventura Terra, e agora em PREC, que é como quem diz, "processo de reabilitação exemplaríssimo em curso". Provavelmente, foi-lhes dito para olharam para o outro lado da Avenida da República.

1 comentário:

Anónimo disse...

comentário marginal, porventura significativo: o folheto de propaganda da iniciativa tem um roadmaster de dois pisos londrino, vermelho, dos anos 80.
patético não?
como o cenário que o verde da carris nos permite ver
nc