Apesar dos protestos dos residentes, a ideia da CML e dos vereadores Sá Fernandes e Nunes da Silva, parece que vai mesmo avançar, ou melhor já estará em andamento.
Segundo documento deste mês, assinado pelo Vereador Nunes da Silva, "O sistema de vias principais de distribuição local é composto pela Av. João Crisóstomo (que passará a ter dois sentidos de circulação), na direcção nascente/poente, e por um conjunto de perpendiculares formado pela Av. 5 de Outubro, Av. dos Defensores de Chaves e o eixo formado pelas ruas D. Estefânia/D. Filipa de Vilhena/Arco do Cego, as quais assegurarão sempre os dois sentidos de circulação e, sempre que possível, todas as viragens em cada cruzamento. Será também nestes eixos que se concentrará a oferta de transportes colectivos."
Ou seja, vamos mesmo ter dois sentidos de trânsito, incluindo autocarros, na Av. João Crisóstomo.
Já agora, como é que a Av. João Crisóstomo passará a ter dois sentidos de circulação, na direcção nascente/poente? Alguma gralha ou algo mal explicado??
Mas o documento afirma ainda que entre outras, esta alteração "liberta o interior desta zona da cidade do tráfego de atravessamento, como se espera diminuir a intensidade de tráfego e a velocidade de circulação nas ruas com maior número de actividades no rés-do-chão dos edifícios e maior densidade residencial, como são os casos da Av. João Crisóstomo, a Av. dos Defensores de Chaves e a R. D, Filipa de Vilhena. Por outro lado, este novo esquema de circulação permitirá ainda aumentar e disciplinar o estacionamento na via pública em todas estas ruas de carácter mais local, ao mesmo tempo que se assegura uma melhor continuidade dos percursos pedonais e o reforço da sua arborização."
Há aqui algo mal explicado ou escondido. Como é que se liberta a Av. João Crisóstomo do tráfego de atravessamento e se diminui a intensidade de tráfego e ao mesmo tempo se passa esta artéria a uma via de dois sentidos, em que além do trânsito ligeiro ainda se vai sobrecarregar com autocarros e outros transportes públicos?
Se lermos atentamente o texto do Vereador Nunes da Silva, reparamos que são feitas várias referências ao cuidado que é dado à protecção das árvores e do espaço verde em geral: "reintrodução das alamedas arborizadas, que foram, durante décadas, uma das marcas características das “Avenidas Novas”, "reforço da ... arborização". Relativamente à intervenção na Rua Filipa de Vilhena é afirmado que "de modo a não se ter de cortar as árvores (...), encarecendo a obra e tornando mais demorada a sua conclusão, para além dos inconvenientes que o abate de árvores sempre acarretam."
Mas sobre as árvores hoje existentes na Av. João Crisóstomo, nem uma palavra é dito. Nada!!!
Por outro lado, num "texto" aqui publicado ontem e exactamente com o mesmo titulo do texto do Vereador Nunes da Silva, é afirmado que a Av. João Crisóstomo "vai ficar com mais 100 lugares de estacionamento, será uma via local, vai ter um separador ao meio que possibilite o estacionamento alternado conforme na Elias Garcia..."
Tudo isto merece uma melhor explicação da CML e do vereador Nunes da Silva, até para que não se lancem dúvidas e boatos sobre o que realmente vai acontecer na João Crisóstomo. E se como parece e é dito "as pessoas irão apreciar a melhoria do ambiente urbano e da segurança que estas obras, e as que se seguirão, irão proporcionar", então explique-se ao pormenor tudo, mas realmente tudo, o que têm em mente para esta avenida e mostrem de forma aberta e transparente os projectos da obra e não apenas simples esquemas viários, com os quais há mais de um ano, andam a enganar as pessoas.
Uma coisa parece certa: não se vê como é que se colocam 2 sentidos de trânsito, incluindo autocarros, se aumenta o estacionamento, se coloca um separador central com estacionamento, se reforça a arborização e aparentemente não se reduzem os passeios e não se abatem árvores nesta avenida. Tudo isto ao mesmo tempo, não é possível de certeza!
3 comentários:
por acaso até acho que é tudo possível. repara que há pelo menos 5 faixas de rodagem num único sentido. Se passares a ter duas (uma em cada sentido) mais uma central que permite estacionamento e arvores e mantendo as 2 laterais para estacionamento. Parece fácil mas estou só a usar a minha cabeça não conheço nada do projecto. o que sei é que a av duque de avila ficou espectacular e dá gosto passar por lá ou (fosse isso possível a todos) viver lá.
é impressão minha ou toda e qualquer inovação serve para lançar o medo e fazer propaganda negativa?
Se a ideia for reproduzir a Av. Conde de Valbom na Av. João Crisóstomo parece-me óptimo.
Seria, alias, um bom modelo para todas as Avenidas que formam as Avenidas Novas.
Só?
Então e a Miguel Bombarda, deve qualquer dia ter direito ao mesmo.
Na cabeça do vereador do trânsito parece só haver um sentido: o da asneira.
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