In Jornal de Notícias, 02-02-2012, por Nuno Miguel Ropio
Uma petição pretende sensibilizar o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa para a necessidade de protecção de determinados testemunhos arquitectónicos e elementos decorativos do histórico Cinema Odéon, que pode tornar-se num centro comercial e estacionamento subterrâneo.
Cinema Odéon no centro de Lisboa - Foto: Arquivo global de imagens
O apelo surge após a aprovação pelo município de Lisboa de uma informação prévia para a transformação do Odéon noutras funções, assegurando-se apenas a preservação de alguns elementos, mas que não se manterão no local.
Inaugurado em Setembro de 1927, na Rua dos Condes, junto ao actual Hard Rock Cafe, o cinema acolheu vários tipos de espectáculos, desde cinema a teatro radiofónico. Há quase duas décadas que se encontra encerrado e à venda, tendo estado em vias de classificação como Imóvel de Interesse Público, mas o Igespar acabou por arquivar o processo, em 2009.
De acordo com o documento - que deixa um alerta para a falta de obras de conservação da clarabóia, fachadas e galerias metálicas -, o cinema é um dos poucos exemplares existentes em Portugal no sector.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário