Aqui está, em toda a sua bestialidade, o belo trabalho feito
Sabe-se que, em grande medida, são as Juntas de Freguesia quem manda na cidade. Ávidas de protagonismo, exigem(aceitam competências para as quais, manifestamente não estão preparadas.
A gestão do arvoredo é um caso emblemático desse zelo apostólico que tomou conta de tantos presidentes de Juntas. Em toda a cidade assistimos a acções de abate, de rolagens, de podas assassinas, de puro abandono e de fomento da incúria.
Algumas Juntas de Freguesia têm sido as grandes responsáveis pelo estado calamitoso em que se encontram vários jardins e zonas verdes da capital. A título de exemplo: Torel, Miradouro de S. Pedro de Alcântara, de Santa Catarina, da Praça da Alegria, do Príncipe Real, de Santos, 9 de Abril, da Graça, toda a Avenida da Liberdade, das Amoreiras, do Campo das Cebolas, Cesario Verde, Guerra Junqueiro, Rio de Janeiro, e mais um enorme etc.
Há, felizmente, exemplos de boas práticas, Jardim da Parada é um deles.
O discurso é sempre o mesmo, falta de meios,. Mas nunca mencionam a falta de conhecimento e a incapacidade para assumir essas competências. Devolvam a gestão dos espaços verdes. Foi um erro essa transferência. Reconhecer um erro, é, infelizmente, uma qualidade que anda longe dos senhores autarcas. Por definição, um político não erra.
Entretanto o tempo urge para as árvores e espaços verdes da cidade.
(Para evitar uma onda de comentários deslocados, ressalvo o notável papel que as Juntas de Freguesia têm tido no domínio das denominadas "questões sociais", prestando apoio a famílias, colectividades, escolas, centros de dia, associações) |
3 comentários:
Os belos jardins de Lisboa.
Perdão, os "belos" terreiros..
O jardim Cesário Verde está num "estado calamitoso"? Há quanto tempo não passam lá?
reagindo ao anónimo das 10:48
Obrigado pelo seu comentário. Esse jardim não está nem nunca foi esquecido, tal como as árvores de alinhamento da Pascoal de Melo e tantas outras.
Já forma objecto de posts e de pedidos de esclarecimento à JF de Arroios.
Enviar um comentário