O serviço ainda é novo e ainda há quem não saiba que nas noites de fim-de-semana existem duas carreiras de autocarros gratuitos que circulam entre zonas de atracção nocturna em Lisboa. Mas quem já lá viaja, só tece elogios.
O projecto foi apresentado há pouco mais de uma semana e resulta de uma parceria entre a Secretaria de Estado dos Transportes, o Ministério da Administração Interna, a Câmara de Lisboa e a Carris. A ideia passa por aumentar a oferta dos transportes públicos nas noites de fim-de-semana (e vésperas de feriados) com o intuito de cativar a adesão de notívagos e, assim, procurar diminuir os acidentes rodoviários e o estacionamento abusivo na cidade de Lisboa. A maior das novidades passou pela criação de duas novas carreiras de autocarros gratuitos que funcionam entre as 22 e as 5 horas entre as zonas de maior movimento nocturno: são os "Night Bus" e já funcionam há dois fins-de-semana.
Na noite de sábado para domingo, o JN viajou num deles: a carreira 1 que liga o Marquês de Pombal a Belém. Poucos minutos depois da meia noite, o autocarro ainda circulava sem grandes enchentes, fruto, provavelmente, do desconhecimento deste novo serviço junto dos noctívagos.
Todavia, o motorista desta carreira disse ao JN que no primeiro sábado do serviço cerca de 500 pessoas aderiram à iniciativa, um número que diz respeito à totalidade dos autocarros (seis) durante todas as viagens (cada veículo faz 7 viagens). "Alguns utilizaram por pura casualidade e ficaram surpreendidos por serem gratuitos", apontou.
Ao início da madrugada de domingo, a jovem Mariana, de 19 anos, uma das utilizadoras do novo serviço, disse ao JN: "Tenho ideia que ainda há pouca gente a saber que existem estes novos autocarros porque isto não foi bem divulgado". A jovem lisboeta já viajava pela segunda vez no percurso Belém/ Avenida 24 de Julho. "Eu costumava sair à noite de carro mas agora vou começar a utilizar este serviço", apontou, frisando que desta forma pode poupar dinheiro e evitar preocupações com "o estacionamento".
A Carris prolongou ainda o horário de funcionamento do Elevador da Glória até às 4.30 horas da madrugada e reforçou a "Rede da Madrugada" com o aumento da frequência dos autocarros, que passam a circular de 30 em 30 minutos. Tudo isto acompanhado pela criação de uma nova carreira: o autocarro 204 que circula entre a Estação do Oriente e Belém. Também a CP, Transtejo e Soflusa aderiram à iniciativa e prolongaram os seus horários até às 4.30 horas nas noites de fim-de-semana.
In JN
Tem toda a razão, o outdoor que está colocado em alguns sítios de Lisboa consegue dizer demais para as pessoas não terem curiosidade de ir ver do que se trata e de menos para as pessoas perceberem em que é que realmente consiste, para alem de ter letras pequenas pelo que uma pessoa que por ele passa num autocarro ou mesmo num carro não tem tempo para o ler
1 comentário:
por mais gente que adira, nunca poderá resolver om problema
mas sobretudo choca-me ser gratuto
quem trabalha paga para ir trabalhar (justamente)
quem vai para os copos vai de borla. está tudo doido?
Nuno caiado
Enviar um comentário