03/10/2008

O Rato na Quadratura do Círculo


O Sr. Dr. António Costa, depois de o ter feito em plena reunião de CML aquando da votação de mais um episódio da novela do 'Mono do Rato', voltou ontem a misturar alhos com bugalhos, desta vez no programa da TSF/SIC.

Mais uma vez se esclarece o Sr. Dr. António Costa que em lado nenhum do texto da petição 'Salvem o Largo do Rato' se refere que o chafariz está em perigo mas sim que 'perderá totalmente a sua leitura visual pela proximidade da obra', o que é a mais pura das verdades. Se houver algum comentário de outro teor na lista de subscritores da petição, isso será da responsabilidade desse mesmo subscritor, como é óbvio, e não dos autores do texto da petição.

Pessoalmente, acho interessante que a Net e a blogosfera, mais os 'amadores' (sic), sirvam agora ao Sr. Dr. António Costa de bode expiatório quando o assunto não é oportuno, ou quando o partido a que pertence detém o poder. Relembro ao Sr. Dr. António Costa que muitas petições no passado serviram ao seu próprio partido de arma de arremesso em relação ao partido que então detinha o poder na CML e/ou Governo, pelo que estas declarações são de lamentar profundamente.

Talvez o Sr.Dr. António Costa ache, como acharam os organizadores do recente debate na OA (que devia ter sido realizado em tempo oportuno, i.e, ANTES do projecto ter sido primeiro aprovado em 2005 - e aí tiro o chapéu a João Soares pela hombridade no caso do 'Elevador do Borratém'), que a discussão de projectos de arquitectura são da estrita esfera dos 'cidadãos qualificados'. O que será também lamentar.

Por fim, relembro ao Sr. Dr. António Costa que mais valia que o Presidente da CML e o resto dos Srs. Vereadores do PS tivessem sido coerentes com aquilo que o seu próprio partido defendeu em 2005, ou seja, NÃO ao 'Mono do Rato', aquando do último episódio da novela do 'Mono do Rato'. Ou seja, se é de aplaudir, e é, que quem detinha então o poder (PSD) tivesse reconhecido nesta ocasião o grave erro que foi ter aprovado em 2005 esse projecto, chumbando-o desta feita, a bem de Lisboa; será sempre de lamentar que o PS faça agora exactamente o contrário, escudando-se nem se sabe muito bem em quê, mas a bem de Lisboa é que não terá sido certamente, como é óbvio.

Como aparte, já se percebeu a diferença entre 2005 e 2008: ali, o instrumento de trabalho preferido era o Plano de Pormenor em Regime Simplificado; aqui é a Suspensão Parcial do PDM. Dois instrumentos, um só objectivo. Duplamente lamentável.


PS - Em relação aos emails e às petições sobre os azulejos de Maria Keil, isso nada tem que ver com este movimento, como é óbvio.

5 comentários:

António Prôa disse...

Caro Paulo,

As declarações lamentáveis do presidente da câmara de Lisboa, ontem, no programa Quadratura do círculo", além de propositadamente pouco rigorosas com o intuito de desvalorizar a blogosfera apenas porque lhe é incómoda, revelam uma tendência para tentar diminuir a opinião livre, sempre que lhe é desfavorável. Lembremo-nos do ataque desbragado que ele fez a um jornal e a um jornalista quando as noticias não lhe correram de feição.

Arq. Luís Marques da silva disse...

Parece pois que só é considerado entendido na matéria em apreço, quem em tudo concorda com a Ex.cia:
Pois desengane-se quem assim pensa, que isto da blogosfera servirá cada vez mais para fazer valer os pontos de vista e opiniões de quem pensa livremente e assim, conseguir libertar-se da mordaça, que certa comunicação social controlada, nos impõe.
Persistir na falácia, para tentar reduzir os argumentos contrários ou enveredar por denegrir quem, seguramente, percebe mais do assunto, são formas argumentativas de quem quer mas não consegue.
É que nestes assuntos não basta querer, é preciso saber!

Anónimo disse...

uma petição a favor da manutenção dos azulejos de maria keil é urgente!

Lesma Morta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

video do programa:

http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/quadratura/