02/10/2008

Lisboa candidata-se a "Capital Verde Europeia"

Lisboa é uma das 35 cidades que se candidataram ao título de primeira "Capital Verde Europeia", uma nova iniciativa da Comissão Europeia que visa distinguir as cidades na vanguarda de uma "vida urbana amiga do ambiente".

O executivo comunitário anunciou hoje que 35 cidades de 17 países europeus apresentaram as suas candidaturas para os prémios anuais de 2010 e 2011.

A Comissão explicou que um painel de avaliação irá "filtrar" as candidaturas, escolhendo seis cidades (três para 2010 e outras três para 2011), às quais serão solicitadas apresentações mais detalhadas, e no final do corrente ano apresentará as suas recomendações a um júri, que tomará a decisão final.

O anúncio das duas primeiras Capitais Verdes Europeias, para 2010 e 2011, terá lugar numa cerimónia prevista para o início de 2009.

Espanha e a Alemanha são os país com mais cidades candidatas, a primeira com Múrcia, Pamplona Sabadell, Saragoça, Valência e Vitoria-Gazteiz. Alemanha com Bremen, Friburgo, Hamburgo, Hanôver, Magdeburgo e Munique. Depois a Finlândia candidata-se com Espoo, Helsínquia e Tampere. Com duas cidades a Holanda candidata-se com Amesterdão e Roterdão; França com Bordéus e Montpellier; Suécia com Estocolmo e Malmo; Lituânia com Kaunas e Vílnius e a Polónia com Lodz e Torun. Por fim o Reino Unido candidata-se com Bristol, a Roménia com Cluj-Napoca, a Dinamarca com Copenhaga, a Irlanda com Dublin, a Noruega com Oslo, a República Checa com Praga, a Letónia com Riga e Áustria com Viena.
in Publico.pt

Capital o quê?! Mas... esta Lisboa?
??

11 comentários:

Anónimo disse...

Parece troça, aguardo os argumentos cómicos a favor desta candidatura.

Anónimo disse...

HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH!!!

Estao doidos! Enlouqueceram de vez! Lisboa? Verde? A cidade mais horrivelmente americanizada e carrocentrica que alguma vez tive a infelicidade de conhecer?

O Metro é uma anedota. O comboio, praticamente inexistente. Os electricos, em vias de extinçao.

Só quem nunca pos os pes fora de lisboa é q a acha verde. Há bairros inteiros sem pinga de arvore e a poluiçao atmosferica é pior do que em algumas cidades do "terceiro mundo".

Se Lisboa é verde, o que são as cidades NORMAIS?? Temos de inventar uma nova definição de verde para as cidades civilizadas e com verdadeiro planeamento urbanístico, onde não há quase nenhuma rua que não tenha árvores e ciclovias dos dois lados, e toda a gente anda a pé e de bicicleta o mais possível.

R. Grazina disse...

Quanto ao metro não concordo. Já vivi em Londres e tive e outras capitais europeias e não troco o metro de Lisboa por nada...onde ando todos os dias.

Agora..para Lisboa ser cidade ver...com o tratamento que lhe têm dado não estou a ver como...curioso para ver os argumentos...

Julio Amorim disse...

Qual foi o génio que teve esta brilhante ideia? Baixa-Chiado a património mundial....e agora esta.

Anónimo disse...

Já propus por mais de uma vez a candidatura de Lisboa a Capital Europeia do Desleixo,o que me parecia muito mais assisado.

Anónimo disse...

Já chega de futebol.
Só quando marcam golos são os maiores.

Anónimo disse...

Que tal pintarem os predios todos de verde....parasitas

Anónimo disse...

como????o quê???

Anónimo disse...

lisboa...verde?!?!

Anónimo disse...

ERRATA:

LISBOA CANDIDATA-SE A " CAPITAL PORCA EUROPEIA"

Anónimo disse...

Não tem uma percentagem significativa de tráfego pedonal e em bicicleta.

Não tem uma autoridade metropolitana dos transportes que coordene todos os meios nem uma oferta suficientemente abrangente.

A qualidade do ar é péssima (pico no parque das Nações ao fim de semana).

Não existe uma percentagem significativa de energias renováveis instaladas em edifícios públicos e privados.

Tem um consumo de água que é o triplo do resto do país e muito maior do que o resto da Europa.

Tem um número irrisório de áreas exclusivamente pedonais.

A frota de transportes públicos motorizados não usa alternativas á gasolina na totalidade da rede.

Os espaços públicos arborizados são escassos comparados com os restantes concorrentes.

Não tem incentivos em prática que desencorajem o percurso de carro.

Os edifícios governamentais e públicos não foram adptados para serem mais eficientes e cómodos.

Não existe cobertura universal pelos pontos de reciclagem nem qualquer incentivo á compostagem e valorização orgânica.

Não me estou a lembrar de mais pontos mas eles existirão...

Proponho que seja enviada a esta organização uma proposta em que a par da eleição da Cidade Mais Verde seja a eleita a Cidade Menos Verde, de modo a que sirva de exemplo.

Já tenho ideias para uma candidatura.