21/11/2008

Moderação nos comentários


Na sequência da recente onda de comentários completamente contrários à 'net etiqueta' deste blogue, na maior parte dos casos sob o anonimato e talvez fruto da polémica à volta dos contentores de Alcântara; os comentários passaram a ser moderados.

18 comentários:

Anónimo disse...

Discordo completamente desta atitude.

Os comentários não foram mal educados.

Apenas questionam a obrigatoriedade do fim do anonimato.

Fazer isto é impedir a participação.

Não toleram contestação?

Anónimo disse...

Isto é inacreditável.

Obrigar á identificação?!

Achar que questionar essa obrigação é contrário à etiqueta do blogue?

Isto é inacreditável.

Anónimo disse...

Não aceitaram o meu comentário a discordar...

Parece impossível.

A imparcialidade acabou.

Anónimo disse...

Não concordo com a obrigatoriedade de indentificação.

Também vão cortar este comentário?

Anónimo disse...

Esta atitude só dá razão a quem vos acusa de parcialidade.

Porque não deixarem os comentários como estão(desde que não contenham palavrões), para que quem contesta é que fica mal?

Assim, quem fica mal são vocês.

E deixem-me dizer que as intervenções de alguns dos vossos membros não abonam nada em vosso favor.

Aquela marcação cerrada é muito suspeita.

Anónimo disse...

É uma má decisão.

ncm disse...

Concordo com esta decisão, infelizmente existem pessoas que não sabem expressar as suas opiniões sem o recurso ao insulto.

Carlos Medina Ribeiro disse...

A experiência que tenho do Sorumbático (4 anos de actividade, 6.000 posts e outros tantos comentários) diz-me que, em princípio, basta impedir comentários anónimos para o problema se resolver.

Se quem escreve se identifica, porque é que quem responde (comentando) há-de envergar burka e óculos escuros?

Só os cobardes e os garotos imaturos é que têm medo de se identificar. E esses não são bem-vindos num blogue sério.

Para eles, não faltam por aí blogues onde podem dar largas à sua garotice, má-criação e desejo de afirmação típica da sua 'crise de borbulhas'.

Anónimo disse...

Enquanto (esporádica) colaboradora deste blogue e seguidora do mesmo há muito, muito tempo, pretendo também dizer que não concordo com esta decisão.

Este é um blogue de cidadãos e para cidadãos, que discutem apaixonadamente vários temas sobre a cidade de Lisboa.

E como cidadãos somos todos anónimos, perfeitos desconhecidos por vezes até defendemos coisas tontas, e podemos e devemos ter opiniões diversas sobre os mais diversos temas.

Este é nitidamente um blogue contra a ampliação do terminal de contentores por parte da APL.

Mas, como o administrador do blogue sabe bem, há colaboradores seus - eu, nomeadamente - que os defendemos, ou que pelo menos conseguimos ver o seu contributo real para a cidade - e desculpem-me a sinceridade, uma capital não é feita de "vistas" de Tejo, mas sim de riqueza e emprego, sobretudo, quando há questões tão mais preocupantes e prementes em Lisboa para resolver.

Gostava ainda de dizer que sou blogger há quatro anos e apaguei um comentário do meu blogue pessoal, por mais estúpido e cretino que ele seja. E, friso, isso num blogue pessoal, não num blogue que pretende dar voz àqueles que não a têm.

Discordo, por isso, totalmente desta decisão, da mesma forma que, na altura em que o Paulo assumiu funções no Gabinete da Vereadora Helena Roseta lamentei que não o tivesse comunicado às centenas de leitores que por aqui passam diariamente.

Não precisa de publicar este comentário. Apenas gostava que soubesse a minha opinião.

Lesma Morta disse...

Como colunista deste blogue sou favorável em certa medida, pois tenho acompanhado o evoluir deste espaço que se pretende obviamente de troca de ideias.

Em todo o caso penso, de forma a manter a total liberdade de expressão, ainda que a coberto de anonimato, que só devem ser excluídas as mensagens que contenham ofensa ou notoriamente procurem lançar confusões desnecessárias.

Lanço o repto sim para que quem assiduamente participa sob a capa de anonimato procurem não o fazer, a menos que a publicação do seu post assinado, possa trazer qualquer complicação a nível pessoal ou profissional.

Só assim este fórum prosseguirá os intuitos dos seus fundadores que foi sem dúvida o de criar um espaço de debate livre e responsável, para melhor servir Lisboa.

Jorge Santos Silva

Julio Amorim disse...

Esta medida já foi tomada anteriormente, tendo sido alterada algumas semanas mais tarde...quando o "mar se acalmou".

O tecto deste blogue é bastante alto mas, quando as discussões são deliberadamente levadas para outra parte, estamos só a gastar tempo e teclado para gozo de alguns.

Luís Serpa disse...

Sou, em grande parte, a causa dos comentários insultuosos, se bem me pareça - e se tal não é o caso peço desculpa - que nunca insultei ninguém nos posts que escrevo. E sou, simultaneamente, recém-chegado ao blog.

O que me coloca numa situação dilemática... No meu blog pessoal tenho os comentários moderados, e devo dizer que desde que comecei com os comentários só não publiquei dois, porque estavam manifestamente ao serviço de outras agendas. Mas não serve de exemplo, porque por um lado tem muito menos leitores e por outro nao fala (agora) de matérias conflituosas.

Penso que o problema dos insultos e dos argumentos baseados no "não percebes nada disto" se deve mais à falta de hábito de debates no nosso país do que à má-educação das pessoas. Em Portugal o descordo é sempre visto como um confronto, e não como um dos meios para se aprender e chegar a uma conclusão boa, consensual ou pelo menos possível.

Penso também que a maioria dos leitores saberá distinguir entre um comentário coerente e sólido - qualquer que seja a opinião que defende - de um outro cujo objectivo é unicamente insultar ou agredir verbalmente as pessoas.

No outro prato da balança está o exemplo dos comentários de outros blogs, que não me parecem, passem-me o oximoron, exemplares - nem, muito mais importante, interessantes. Os comentários devem contribuir para o debate e não afogá-lo em insultos, agressões ou frases sem sentido.

Enfim, uma longa ladaínha para dizer que
a)não emito uma opinião porque sou recém-chegado ao blog;
b) me submeto de bom grado a qualquer - repito e sublinho, qualquer - decisão que os membros mais antigos tomem,
c) enquanto não houver decisões em contrário penso continuar a defender a minha opinião, no mesmo tom - o qual pode por vezes ser um bocadinho acalorado mas nunca (creio) ultrapassou a linha da má-educação.

Julio Amorim disse...

Deixe-me dizer-lhe que tenho aqui seguido a sua "cruzada" e, admiro a força com que se tem batido por as suas ideias. Tanta esgrima...requer muita energia.
É só continuar.....

Anónimo disse...

Das duas uma, ou isto é um blog de propaganda contra-poder ou é um blog de discussão civilizada de ideias. DECIDAM-SE !

Anónimo disse...

Afinal é um blog de propaganda com censura prévia...

Anónimo disse...

O nome é Censura Prévia. Moderação é alcunha.

Anónimo disse...

Pois acho que o sr luis serpa devia moderar-se. posts de 5 em 5 minutos, sobre o mesmo assunto e até respoder a anónimos, é abusar do blog!

Anónimo disse...

Bem...

Espero que deixem este comentário.

Desde que entraram alguns elementos que este blog tornou-se panfleto contra poder.

Permitem que se façam dezenas de posts, minimos, sobre o mesmo assunto e até permitem que se responda a comentários anónimos em outro blog.

Por outro lado, eliminam comentários a favor do TCA, e eliminam comentários a contestar a orbigatoriedade da identificação.

Permitem até que se ofenda quem assinou a petição a favor do TCA.

Mas quando alguém contesta os argumentos contra o TCA é logo ostracizado.

Meus amigos. Decidam-se. Se querem que o blog passe a ser contra-poder, como há muitos, digam, que eu deixo de cá entrar.

Se querem que o blog se mantenha isento, como sempre foi, então tomem atenção a alguns membros que se andam a exceder.

E eliminem apenas os comentários ofensivos, como faziam antes, e não aqueles que se limitam a dar opinião