É o que apetece dizer de Portugal. Veja-se hoje o Diário Económico, páginas 18 e 19: "Mota concorre à plataforma logística de Leixões"; "Sines alimenta novo terminal da MSC"; Dupla plataforma de Leixões custa 155 milhões". No Público: "Cavaco Silva inaugura hoje centro logístico inovador ... no Carregado".
Destas quatro notícias, a que acho mais interessante (no que ao TCA diz respeito, claro) é a do Terminal Logístico da MSC. A MSC é uma empresa suíça, com sede em Genève e, lembro, é a maior (ou uma das maiores) transportadoras mundiais de contentores. Construiu uma plataforma logística no Entroncamento. Essa plataforma, diz a empresa, será alimentada exclusivamente pelo Porto de Sines.
A MSC, visivelmente, não faz contas da mesma forma que a APL e o Governo.
Destas quatro notícias, a que acho mais interessante (no que ao TCA diz respeito, claro) é a do Terminal Logístico da MSC. A MSC é uma empresa suíça, com sede em Genève e, lembro, é a maior (ou uma das maiores) transportadoras mundiais de contentores. Construiu uma plataforma logística no Entroncamento. Essa plataforma, diz a empresa, será alimentada exclusivamente pelo Porto de Sines.
A MSC, visivelmente, não faz contas da mesma forma que a APL e o Governo.
11 comentários:
Não sendo especialista na matéria pergunto:
Porque não é feito um terminal de contentores em Sines, com ligação a uma plataforma logística perto de Lisboa em caminho de ferro. Sempre se retiravam, não só os contentores do centro de Lisboa, como os milhares de camiões das estradas. Reduzindo o desgaste e o perigo nas estradas Portuguesas.
Obrigado.
TS
É muito estranho no site da MSC, procurei Origem/destino entre os melhores portos europeus/asiaticos com origem ou destino em Lisboa.
Resultado: ZERO
"Sorry, your port combination has not been found.
It may well be that this route is missing from our schedule.
Kindly contact your local MSC agency for more information."
Vou ligar ao Jorge, quero dizer vou contactar a Liscount deve haver algum engano por parte deste suiços. Caramba Lisboa é importante, inaceitável.
Caro Estivador Alentejano,
quando telefonar ao Jorge, diga-lhe também que veio aqui ver uma lista dos portos de águas profundas do mundo, e em Portugal só Sines está mencionado.
Caro Anónimo das 17;03
Essa é, justamente, a questão à qual nós, as pessoas que se opõem ao TCA, solicitam uma resposta quantificada ao Governo e à APL.
Infelizmente, por razões dolorosamente incompreensíveis, eles respondem com adjectivos, e não com números.
Suspeito que o argumento da acessibilidade de Sines vai sofrer um rombo...
Dr. Sá Fernandes ilustre Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, vergonhoso o seu discurso no prós e contras desta noite.
O prejuízo que já deu à cidade de Lisboa deveria o obrigar a ficar calado.
Deixei de ver o Prós e Contras ao intervalo. Na segunda parte falarão os administradores da Liscont, outra vez a APL, mais a Secretária de Estado, mais o outro senhor da chantagem dos "coitados que vão ficar sem emprego, mais o sr. Sá Fernandes, mais a Mota-Engil, etc.... nos "contras" estará o Sousa Tavares e o seu vizinho , ou seja dez contra um......
Eu suponho que já era de esperar que neste programa fosse apresentada uma maioria significativa a defender o governo, a Liscont, a Mota Engil, ou seja a situação dos chupistas que sabem bem gerir o poder a seu favor e a seu bel prazer.
Podem contar comigo para apoiar as iniciativas que se seguirem à petição "Lisboa é das pessoas. Mais contentores não" O meu E-Mail é joaopsoeiro@hotmail.com .
Cumprimentos e não desistam !
A maior companhia transportadora de contentores mundial é a MAERSK e detém ceca de 50% do mercado - a MSC e as restantes dividem os outros 50%.
A MAERSK é a maior cliente da Liscont.
Estes dados são fáceis de obter - não se deve usar a desinformação para fazer valer uma opinião!
Caro NCM,
obrigado por essa informação. Não sabia realmente qual o lugar relativo da MSC. Sei que a MAERSK é o maior armador do mundo , mas não sabia que o era igualmente na área da carga contentorizada.
Isto dito, e a título de curiosidade: a MAERSK construiu recentemente uma plataforma logística em Vigo.
Sim, e tem outra em Algeciras - E porque não fecharmos todos os portos nacionais e passamos a enviar e a receber as cargas por esses dois portos por via férrea? O custo por kg deve ser insignificante e assim ficamos com mais espaço para passear e namorar e os Espanhóis que levem com os contentores! E o mais engraçado é que eles eram capazes de aceitar esta proposta! Grandes totós que são os Espanhóis!
Sines não é em Espanha... nem Setúbal.
É precio um terminal de contentores em cada porto nacional?
Sim! É! Já podia ter perguntado!
Você que diz ser um ex-Oficial da Marinha Mercante e Profissional da Náutica de Recreio faz uma pergunta destas? Não sabe que o transporte marítimo é o mais barato, eficiente e ecológico? Afinal quem é você para estar para aqui a discursar se afinal não percebe nada da poda?
Enviar um comentário