19/11/2008

Câmara propõe alterações às ligações à terceira travessia do Tejo que custam dez por cento do projecto

Lisboa, 19 Nov (Lusa) - A Câmara de Lisboa apresentou hoje uma contraproposta ao projecto governamental para minimizar os efeitos da construção da terceira travessia do Tejo na cidade que custará dez por cento de todo o projecto, disse o vereador Manuel Salgado.

Na prática, disse o vereador do Urbanismo, esta proposta significa o chumbo do projecto do Governo no que toca às ligações viárias e ferroviárias entre a nova ponte e as estruturas de circulação já existentes na cidade.

O essencial da proposta da Câmara assenta em três eixos viários, que têm como principal objectivo facilitar o escoamento das 38 mil viaturas que deverão entrar diariamente em Lisboa pela nova travessia.

O primeiro liga o Eixo Norte-Sul a partir do vale de Alcântara, passando pelo Marquês de Pombal, Avenida Almirante Reis e terminando na avenida Infante D. Henrique, a nascente da estação de santa Apolónia.

O segundo unirá o eixo Norte-Sul à Infante D. Henrique através da Praça de Espanha, Avenida de Berna e Avenida João XXI e o terceiro pretende ligar igualmente o eixo Norte-Sul à Infante D. Henrique pela Avenida das Forças Armadas e Avenida dos Estados Unidos.

Na maioria dos casos, estes três anéis resultam de intervenções que o arquitecto Manuel Salgado diz serem "leves", não necessitando de grandes obras, mas antes de pequenas adaptações, principalmente nos cruzamentos, já que se desenvolvem por vias já existentes.

In RTP.pt

2 comentários:

Miguel Carvalho disse...

Circular das colinas, versão 2, agora em triplicado.

Foi você que pediu mais uma via-rápida para o centro da cidade?

Anónimo disse...

pelo exposto, a circular das colinas será "apenas" a sempre falada do marquês de pombal passando a pascoal de melo e a tal construção do túnel pela rua francisco sanches em direcção á praça paiva couceiro desembocando nas ligações á nova ponte..
não me parece que em 2013 consiga estar td pronto..