28/11/2008

Bicicletas e clima

Convido quem defende que é impossível andar de Bicicleta em Lisboa por causa do clima a ver este site:

http://www.copenhagencyclechic.com/

4 comentários:

Julio Amorim disse...

Uns belos exemplos. Mas isso do "por causa do clima"...deve ser o clima MENTAL !?
Somos um povo fino de mais para estas coisas. Já o disse e repito, que alguns dos actuais ministros do governo sueco se deslocam para as suas funções.....de bicicleta!

Anónimo disse...

Sr. Lourenço, o problema do clima aqui não é o frio, é o calor que se faz sentir no verão, porque em Lisboa muitas vezes há temperaturas a rondar os 30 graus e mais. Se acha que é viável andar de bicicleta, a suar, a subir ruas e chegar ao emprego a cheirar que nem um porco, tudo bem, faça-o. Eu cá não, que já experimentei e é para esquecer.
Andar de bicicleta em Lisboa pode ser viável para algumas pessoas, com determinados trabalhos onde isso não seja uma questão, nalguns sítios de Lisboa e mesmo assim não pode ser todo o ano.
Isto para não falar de outro factor importante que é a extrema agressividade do automobilista, que torna perigosissimo o ciclista andar na estrada.

A.lourenço disse...

Caro anónimo, eu preferia dar as pessoas a possibilidade de escolher se querem, ou não, andar de bicicleta e isso só poderá acontecer se lhes derem condições. É óbvio que subir do Rossio para o castelo com 40 graus é complicado, mas isso acontece poucos dias por ano, são excepções, geralmente temos um clima ameno ( em Sevilha o uso de bicicletas é um sucesso e é bem mais quente que Lisboa). Mesmo em relação ás subidas existem cada vez mais alternativas se houver vontade de as por em prática. Sabia que a universidade de Aveiro está a desenvolver uma bicicleta a energia solar? Já viu a utilidade que poderia ter numa cidade como Lisboa e as suas vantagens para o meio Ambiente? Alem disso grande parte de Lisboa é plana e as subidas não passam de um mito. Tem razão em relação aos Automobilistas, nos quais também me incluo, è por isso que é fundamental criar condições de segurança para os ciclistas para que não se comece a casa pelo telhado. Depois disso é deixar as pessoas decidirem. Hoje não o podem fazer.

Anónimo disse...

O povo que foi á Índia e ao Brasil...derrotado por 5% de inclinação e um Agosto inclemente!

Ó fado cruel!