13/11/2008

Uma iniciativa importante

"PSD quer impedir Liscont de receber indemnizações se projecto para Alcântara parar" .

Há quatro pontos contestáveis no projecto de ampliação do TCA:
  1. A irracionalidade económica de se dilapidar dinheiro a transformar em terminal de contentores medíocre e efémero uma área perfeita para outras utilizações;
  2. Isso estar a ser feito sem qualquer espécie de estudos,
  3. e sem se explicarem claramente todas as suas consequências;
  4. Conceder-se por mais 27 anos  - sem concurso público - uma concessão a uma empresa apesar de o seu presidente ser uma ex-personalidade importante do partido no poder.
Os diplomas que o PSD entregou hoje na Assembleia tentam, pelo menos, lutar contra o projecto e algumas das suas consequências mais iníquas. Deixemos a política de lado - eu não sou do PSD - e apoiemos esta luta. Este projecto é irracional, iníquo, gravoso para Portugal - e deve ser melhor explicado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para além de todos os contornos legais deste projecto Nova Alcantara que não deixa de ser relevante.
Esta obra tal como outras grandes obras públicas, e ou privadas (nomeadamente centros comercias) omitem consecutivamente os Estudos de Impactos.
Estes estudos podem e devem ter importância, a nivel internacional, nacional, regional e municipal. Compreende diversas áreas tais desde económica e financeira, ambiental, e sobretudo social.
Justificar e limitar a um impacto na economia é um perfeito disparate com consequências imprevisiveis.

Este terminal de Contentores em Alcantara terá um impacto social, economico e um impacto ambiental negativo.

Social porque condiciona o desenvolvimento harmonioso da Cidade de Lisboa, e compromete o futuro.

Economico porque não potencia os investimentos realizados noutros portos, em Sines por exemplo, e centraliza desnecessáriamente serviços (desertificação do interior e/ou de outras zonas do país).

Ambiental porque impermeabiliza os solos, e consequente baixa dos níveis freáticos, (Lisboa tem amplitudes de marés com 6 a 8 metros entre BM e PM, a construção em subsolo poderá provocar futuras inundações nas frentes ribeirinhas com prejuízos incalculáveis, basta lembrar que algumas cidades passaram a ter inundações só depois de colocarem saneamento básico imaginem tuneis monumentais).

Estas situações continuam a acontecer devido ao mau planeamento e ordenamento estratégico das cidades e do território. A ambiguidade do planeamento/ordenamento e a descoordenação dos diversos planos directores municipais tem permitido esta situação de projectos avulso (ao sabor de políticos e governos mais interessados em estatísticas) que aos pouco comprometem e hipotecam o futuro com a consequente destruição da paisagem construída e natural de Portugal.

Anónimo disse...

Em vez de mandarem bitaites para o ar apresentem propostas.

Já com a Ponte e com O Aeroporto, muitos chegaram-se á frente com estudos.

Uns melhores que outros.

Se isto é tudo tão fácil, tão óbvio, tão simples, cheguem-se á frente.

Eu também sou espectacular a mandar no Benfica, a resolver a crise mundial e acabar com a fome no mundo.

Mas ideias estruturadas, estudos, demonstrações á séria...pois..é mais fácil mandar bitaites e assobiar para o lado.

Muita coisa pode ser discutível neste projecto, mas ainda não vi ninguém dizer alguma coisa sustentadaou credível.

E perdoem-me, mas só mesmo a APL apresentou alguma coisa á séria.