05/06/2009

Junta dos Anjos será hoje inaugurada em acto que tentará evitar ao máximo o fato e a gravata

In Público (5/6/2009)
Inês Boaventura

«Depois de anos numa garagem, a junta mudou-se para o Mercado do Forno do Tijolo, onde oferece várias actividades e uma universidade sénior

As novas instalações da Junta de Freguesia dos Anjos, no Mercado do Forno do Tijolo, são hoje oficialmente inauguradas, numa cerimónia "com o mínimo possível de fato e gravata", na qual os moradores poderão visitar o espaço, assistir a demonstrações das actividades que ali se vão realizar e dançar ao som das músicas do Toy.
Os serviços administrativos da junta, que durante vários anos funcionaram a título provisório numa garagem na Rua Damasceno Monteiro, estão desde dia 25 de Maio instalados no piso térreo de um edifício cedido pela Câmara de Lisboa no mercado municipal. No piso superior do imóvel, onde em tempos havia câmaras frigoríficas e um matadouro, há gabinetes, uma sala de reuniões e uma área que receberá aulas de pintura e artes decorativas.
Num outro edifício há uma biblioteca com lareira, onde os moradores da freguesia poderão sentar-se a ler jornais e revistas, e uma sala onde já estão a ser ministrados cursos de Informática para a terceira idade. Em funcionamento no local desde Abril está também a Universidade Sénior dos Anjos.
Numa visita ao espaço, o tesoureiro da junta de freguesia explicou que estas instalações foram cedidas "em bruto" pelo ex-presidente da autarquia Santana Lopes, tendo a junta suportado a quase totalidade das obras necessárias. Grande parte das verbas foi conseguida, segundo Luís Vieira da Silva, com a venda de um prédio na Rua dos Anjos onde os serviços administrativos funcionaram até sofrerem um incêndio no fim de 2000.
No Mercado do Forno do Tijolo há agora aulas de pintura e de artes decorativas, além de cursos de Informática e da universidade sénior, enquanto na Rua Damasceno Monteiro vai funcionar o grupo coral, aulas de dança e de movimento para maiores de 60. Actividades há muito pensadas pelo executivo da junta, que o seu tesoureiro sublinha que só não arrancaram antes porque não havia "espaço físico" para tal.
Com este e outros projectos, Luís Vieira da Silva quer que os moradores saiam de casa, se sintam "ocupados e úteis" e deixem de ver a junta de freguesia como um organismo que "passa atestados e organiza meia-dúzia de viagens". É também por isso que o tesoureiro diz que a inauguração de hoje, que arranca às 18h e inclui um arraial no vizinho parque desportivo com a actuação do Toy, "é para a população" e vai ter "o mínimo possível de fato e gravata".»

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é obra do Zé, está mesmo na cara.

Anónimo disse...

Já se calavam com o zé.