05/06/2009

Costa ‘demite’ gestores do Porto de Lisboa

In Sol Online (5/6/2009)
Graça Rosendo

«O braço-de-ferro entre a CML e o Porto de Lisboa, a propósito da Frente Ribeirinha, vai acabar com a derrota do ‘elo mais faz fraco’. Manuel Frasquilho deixa a gestão da zona portuária, substituído por Natércia Cabral

O Governo já fez saber a Manuel Frasquilho que pretende substitui-lo na presidência da Administração do Porto de Lisboa (APL). Para o seu lugar já estará pensado o nome de Natércia Cabral, a actual presidente do Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM).

Frasquilho tem também manifestado, internamente, a sua vontade de sair. E, na semana passada, fez uma reunião de despedida com os seus colaboradores mais próximos. Na APL e no sector portuário, é, por isso, dado como certo que abandonará o cargo a muito curto prazo. Há uma semana, o Jornal de Negócios adiantava mesmo que o presidente da APL sairia durante o mês de Junho.»

...

Se é verdade que esse senhor Frasquilho não faz falta nenhuma a Lisboa, a verdade é que a APL não se resume a ele, ou seja, o que ela faz ou não faz resulta do que o Governo lhe diz para fazer ou não fazer. Pelo que se verá se o problema é o sr.Frasquilho, a APL ou o(s) Governo(s).

Ou seja, ainda, é preciso ver o que se vai passar, pelo menos, em:

1. Projecto de terminal de cruzeiros de Alfama.
2. Ampliação do terminal de contentores e "umbrella" Nova Alcântara.
3. Projecto de ampliação da estação Sul e Sueste do Terreiro do Paço.

8 comentários:

Anónimo disse...

Depois de ter visto o Zé que fazia falta a defender convictamente o projecto da Liscont para Alcântara, acho que tem de mudar muito mais que o sr Frasquilho.

Anónimo disse...

Não sei se se aperceberam mas:

terminal de cruzeiros está em pleno andamento:
a) já foi feito metade do terrapleno no jardim do tabaco:
b) está a ser feita a outra metade do terrapleno, junto a santa apolónia;
c) vai ser iniciado o aterro da doca do ajrdim do tabaco.
d) no inicio do proximo ano começa a construção do terminal.

Por outro lado, a ampliãção do terminal sul e sueste está em pleno andamento, com a ampliação de aterro, mangas para barcos.

Proximaemnte começa a nebeficiação do edificio e ligação ao metro e depois o arranjo da praça em frente

está à vista de todos.

Paulo Ferrero disse...

Pois, caro anónimo, mas o que me interessa são os edifícios e as ampliações e as barreiras ao acesso ao rio. os cais estavam a desfazer-se no JTabaco.

Vitória disse...

E que tal o partido dos Velhos do Restelo???
Já cá temos dois votantes....

Não mexam no meu queijo!!!!!

Anónimo disse...

Que vá tudo abaixo! Começa-se na Praça do Comércio e acaba-se em Belém, carago! Depois, sim, pode fazer-se tudo de novo e à maneira.

À maneira dos parolos, claro.

A propósito, o Verão está aí a chegar e quando é inaugurada a ciclovia ribeirinha entre o Cais-do-Sodré e Belém prometida pelo Costa para o "início do verão" (sic)?

Deve ser para a semana que vem, só pode.

Anónimo disse...

os cais estão a ser reabilitados e os edificios também.

Anónimo disse...

nao existe projecto nenhum para o jardim do tabaco a apl nao tem ideia do que ali vai nascer a unica coisa que esta prevista e uma tenda para alcantara a obra vai devagarinho pois a politica e perigosa e o movimento do terminal e o mesmo dos ultimos 5 anos so os vendidos a mota engil e que defendem a obra o dr frasquilho e mais uma vitima da negociata pois o jardim e para calar os contestatarios mas nao vai existir nada abram os olhos seus parolos o lnec ja disse que o tunel so em sonhos e como os cruzeiros no jardim do tabaco

GAC disse...

Peço desculpa se ofendo alguém mas continuamos a nada perceber do Estado de Direito e a deixar-nos enlear em artimanhas por aqueles que precisam da confusão para governar.
Em Portugal o Urbanismo faz-se com Planos aprovados democraticamente depois de discutidos publicamente.
Mas nós continuamos a aceitar que os senhores Eng. Frasquilho e a Dra Natércia façam urbanismo por nós.
Depois vimos criticar em avulso as suas obras!
Não há que discutir a sua beleza ou fealdade, mas sim a sua existência.
Se não consta de plano aprovado e publicado, tudo isso está fora da lei.