08/06/2009

O charme nada discreto da Casa Lisboa

In Sol Online (8/6/2009)
Por Telma Miguel

«Visita guiada em vídeo à Casa Lisboa, por um dos autores da transformação do exuberante palacete da Avenida da Liberdade, que pertenceu ao industrial da bolacha Maria

Três pisos recriam ambientes de sofisticação e contraste, inspirados por Africa Minha, Vatel e Maria Antonieta. Aos mais novos está reservado o Baby Boomshow, no último andar.

João Silva, um dos responsáveis da Casa Lisboa, faz um percurso rápido pela exposição que neste ano ocupou um dos edifícios mais emblemáticos da Avenida da Liberdade, o palacete Conceição e Silva, construído no início do séc. XX. A Casa Lisboa 2009 abre portas atá ao dia 14 de Junho (entre as 12h e as 20h),no n.º 226, dando oportunidade ao público de conhecer os riquíssimos interiores do palacete mandado construir pelo homem que criou a bolacha Maria.

Os mais novos encontram um mundo de magia no último piso, onde a equipa da Casa Lisboa desenvolveu um novo projecto, o Baby Boomshow onde se apresentam novidades de puericultura e de decoração para crianças.

A exposição ocupou três dos quatro pisos do palacete e os visitantes poderão deslumbrar-se com a riqueza dos vitrais de toda a casa, das madeiras e dos soalhos bem como da decoração dos espaços, da autoria de Maria Pires da Silva.

Em exibição, os filmes Vatel, de Roland Joffé, África Minha, de Sidney Pollack e Maria Antonieta , de Sofia Coppola, acentuam o esplendor dos tapetes persas, dos cristais baccarat,dos tecidos Pierre Frey contrastando com a modernidade dos electrodomésticos Smeg ou até peças de Philippe Starck.

A Casa Lisboa é um projecto que aproveita edifícios de charme para durante um tempo de exposição mostrá-los ao público. Em anos anteriores houve intervenções na Quinta das Águias, no Palácio Valle Flor,no palacete Ribeiro da Cunha (antiga reitoria da Universidade Nova de Lisboa) no antigo edifício do jornal Expresso, na Rua Duque de Palmela.»

...

Pois é tudo muito bonito, mas convinha que o actual proprietário do Palacete Conceição e Silva deixasse de ter as janelas abertas porque já há vitrais partidos e as chuvas são o melhor aliado da especulação imobiliária.

1 comentário:

Rui Dias disse...

Estive lá este fim-de-semana.

A exposição era de uma mediocridade confragedora. Bem melhor fariam alguns estudantes de design ou arquitectura.

A casa merecia muito mais dos que os rosa choque e violeta com que a pintaram.