Upstaged over many years by metros, buses and cars, trams are now making a major comeback. With its Citadis trams, Alstom is now the driving force behind this renewal of interest. Trams can greatly improve the quality of urban transport and often give a new lease of life to city centres. To date 1000 Citadis solutions have been commissioned from 24 cities around the world including Paris, Melbourne, Tunis, Algiers, Barcelona, Dublin, Madrid, Tenerife and Rotterdam. 30 other cities are also planning to introduce trams in the next three years.
Key facts about the Citadis:
-Powered by clean energy -Carries the same number of passengers as three busses or 150 cars
-Uses 4 times less energy than a bus and 10 time less than a car
-Provides passengers with a comfortable and pleasant ride
-Uses unique onboard monitoring and passenger information system called Agate e-Media
-Each client can customise the style of their trams to reflect a city or area to best effect
31 October 2008
Nota: Só esta empresa já forneceu mais de 1000 eléctricos para 24 cidades, principalmente na Europa, entre 1997 e 2007. Lisboa nunca mais investiu neste tipo de transporte público desde a inauguração do eléctrico de nova geração entre a Praça da Figueira e Algés em 1995. Está na altura de Lisboa voltar a ser uma cidade de eléctricos!
Foto: os novos eléctricos para DIJON e BREST
7 comentários:
uma das propostas desta presidencia de Lisboa era duas ou 3 linhas de electrico rapido.
vamos a ver se fazem alguma coisa ou era so conversa.
pelo menos uma linha a ligar o cais do sodré ao PDN era facil de fazer (é sempre em frente sem cruzamentos)
"Está na altura de Lisboa voltar a ser uma cidade de eléctricos!"
Quem decide está a investir tudo para ter CARROS eléctricos.
Estou completamente de acordo. Tinhamos tantos eléctricos e acabaram (praticamente) com tudo. Venham eles!
quem é que decide este tipo de coisas?
por exemplo, a linha do E24 está praticamente em condicoes de ser usada, no entanto nao é.
Isto é culpa da CML ou da Carris que nao quer explorar a linha?
A Carris investiu sim senhor. Todos os electricos 500 levaram novo motor Siemens, já depois da aquisição dos articulados.
Mais uma vez a opinarem sobre o que não sabem!
Anónimo disse...
uma das propostas desta presidencia de Lisboa era duas ou 3 linhas de electrico rapido.
vamos a ver se fazem alguma coisa ou era so conversa.
pelo menos uma linha a ligar o cais do sodré ao PDN era facil de fazer (é sempre em frente sem cruzamentos)
10:06 PM
Não há cruzamentos? Propõe um electrico voador?
Anónimo disse...
quem é que decide este tipo de coisas?
por exemplo, a linha do E24 está praticamente em condicoes de ser usada, no entanto nao é.
Isto é culpa da CML ou da Carris que nao quer explorar a linha?
1:35 PM
É culpa do Governo. A CML gosta de mandar bitaites mas não manda nada. A CARRIS sozinha nada pode fazer, pois é um investimento muito avultado.
Não estou a ver o Estado investir para reactivar uma linha que tem mais de simbolico e saudosismo que de prático!
No entanto a Carris poderia começar a pedir orçamentos a umas serralharias para lhe construirem carroçarias para novos electricos ou mesmo ás fabricas de carroçarias nacionais, e apresentar o projecto ao Estado. Mas o mais provavel é que além de isto levar muito tempo a ser apreciado, não estou a ver o Estado a dispender vários milhões, até porque é uma obra com pouco impacto e que não beneficia assim tanta gente.
A Autoridade Metropolitana de Transportes manda a Carris ter juizo e se acha que há um fluxo de passageiros para criar este transporte, que aumente a frequência da carreira 758.
Quanto ao "está quase em condições de ser usada" falta só voltar a meter electrecidade aérea, algumas catenárias e voltar a meter carris, que em muitos troços já levaram com alcatrão por cima.
Para terminar: deixem-se de sonhos e encarem a realidade como ela é. Contentem-se com os electricos e carreiras que ainda há, que essas não devem encerrar, são considradas patrimonio municipal, apesar de darem um prejuizo enorme à Carris.
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