In Público (8/1/2011)
Por Inês Boaventura
«A captação de turistas brasileiros e a promoção internacional de Sintra, Capital do Romantismo, são apostas para os próximos quatro anos
Câmara não vai "forçar" taxa sobre dormida
O presidente da câmara lançou "um convite à iniciativa privada" para que construa um parque temático e um centro de congressos em Lisboa, garantindo que a autarquia está disponível para ceder terrenos para ambos. António Costa defende que estes são "dois tipos de equipamentos de que a cidade necessita para aumentar o seu potencial de atracção turística", mas lembra que a concretização destes investimentos não é de competência municipal.
O autarca, e também presidente da Associação de Turismo de Lisboa (ATL), falava na apresentação do Plano Estratégico para o Turismo de Lisboa, que se realizou ontem no Centro Cultural de Belém. "Crescer em quantidade e valor", "qualificar a experiência do visitante" e "aumentar a notoriedade do destino" são os objectivos estratégicos fixados no documento, para o horizonte temporal entre 2011 e 2014.
Nesse sentido, uma das novidades anunciadas é a aposta no Brasil como um novo mercado estratégico, a par de Espanha, que até agora era o único país com essa classificação. "Somos o destino mundial com o maior número de ligações aéreas ao Brasil, mas cerca de 300 mil turistas escalam em Lisboa sem parar", afirmou António Costa, justificando assim o potencial daquele mercado.
Já o director-geral da ATL, Vítor Costa, lembrou que em 2010 o número de turistas brasileiros em Lisboa "teve um crescimento de cerca de 50 por cento" em relação ao ano anterior. Para que esse aumento seja sustentado, acrescentou, há que contornar o "défice de informação" e a "percepção" entre os brasileiros que viajam para a Europa de que a capital portuguesa é "uma cidade provinciana, não glamorosa".
Outra aposta para o quadriénio que agora arranca é a captação de novos segmentos, nomeadamente o dos turistas entre os 56 e os 65 anos, e mesmo o dos com mais idade. O Turismo de Lisboa também quer captar mais pessoas que viajem em família, objectivo no qual se enquadra a construção de um parque temático de que o autarca falou, sem no entanto ter adiantado qualquer localização possível para este equipamento. Até agora são os turistas com idades entre os 26 e os 55 anos, que viajam com o seus companheiros ou amigos, que mais contribuem para gerar dormidas na região de Lisboa.
Sintra, marca internacional
Nova neste plano estratégico é também a inclusão de uma quarta marca a promover internacionalmente: a Lisboa, Estoril (Um lugar. Mil Sensações) e Fátima (O Altar do Mundo) junta-se agora Sintra, Capital do Romantismo. Subjacente a esta decisão está a ideia de que a vila deve ser reconhecida como marca internacional, pelas características únicas que lhe estão associadas.
O documento elenca ainda dez programas específicos, pensados para "potenciar a notoriedade e a complementaridade da oferta turística da região, onde cada turista pode desfrutar de uma experiência à medida das suas expectativas". Vários desses programas, como sublinhou o presidente da Câmara de Lisboa, espelham um "esforço de focalização no conjunto da frente ribeirinha" da cidade. A esse propósito António Costa adiantou que a partir de Março já será possível fazer uma refeição no primeiro espaço concessionado nas arcadas do Terreiro do Paço.
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No que toca a Sintra, à romântica Cintra, seria bom que acabassem de vez os atentados criminosos ao património, a começar pelo abate de plátanos com 2-3 gerações de humanos ... em Colares. E com a construção pato-bravesco em pleno centro histórico!!
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