Via PUVSA porta aberta a mais um túnel cidade dentro:
PU do Vale de Santo António (em discussão pública)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
6 comentários:
E qual o mal do Túnel? Haja dinheiro porque é bem necessário fechar a primeira circular com ligação á via ribeirinha, só assim se pode descongestionar a sério a Baixa.
e deve ser o primeiro túnel rodoviário em Lisboa sem alcatrão em cima, lol... :/
Excepto os que são abertos.
Não sei se é bom o tunel não ter alcatrão por cima. Infiltrações não vão faltar. Vai custar um dinheirão mantê-lo com obras constantes. Não me precisam dizer que há maneiras de isolar o tunel da terra e das plantas que eu sei. Só não vi um unico sitio onde não houvesse infiltrações. Até porque é normal com o tempo o betão rachar e aí está a porta aberta ás infiltrações.
Xico, desculpe, eu sou engenheiro civil, e isso que diz é simplesmente uma boa desculpa para não fazer um túnel com relvado por cima, já que basta ter certos cuidados, nomeadamente em isolamentos para que tais problemas não apareçam... lá por ser uma operação mais delicada, isso não quer dizer que os engenheiros civis não estejam preparados, e que seja necessariamente muito cara...
Alcatrão por cima (tecnicamente nem é alcatrão) implica também sobrecargas elevadas e de forma cíclicas que criarão outro tipo de problemas como a fadiga da estrutura, por exemplo, o que pode "abrir a porta a infiltrações"...
Pois, há tecnicas para tudo e mais alguma coisa, é pena é nunca funcionarem.
Não se vê uma obra publica que não tenha deficiencias de construção, mas ainda bem que há sempre tecnicas para que não aconteçam. E quando acontecem acidentes a conversa dos "engenheiros" é que é normal acontecer.
Tambem não há problema segundo os engenheiros em construir em linhas de água, há tecnicas para isso e depois inunda-se tudo e há deslizamentos e infiltrações, etc...
O tunel da CRIL na Damaia vai ter jardim por cima, vamos lá ver como vai ser. Inclino-me para uma gruta cheia de estalactites conforme acontece na maioria das garagens subterraneas sejam debaixo da rua ou de piscinas.
Enviar um comentário